Turma que participou do curso, com promotores, apoiadores e expositores
Termina neste sábado 20 o Curso “Segurança de Barragens: Aspectos Técnicos e Legais”, promovido pelo Instituto Minere e apoiado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – CREA-MA. O diretor executivo do Minere, Gustavo Cruz, veio a São Luís acompanhar o evento e manifestou satisfação com a parceria com o CREA-MA e expectativa de novas realizações.
A superintendente do Conselho, engenheira agrônoma Rita de Cássia Cunha, classificou o curso como oportuno e que a coincidência de data próxima à tragédia de Minas Gerais foi acidental. “Já pensávamos na realização do treinamento quando o fato lamentável envolvendo a barragem mineira aconteceu”, disse.
Temário – Os palestrantes Davi Galo, Luis Paniago e Claudinei Cruz dividiram entre si as exposições relativas ao temário escolhido para orientar os freqüentadores. Todos candidatos à qualificação profissional para gerenciamento de barragem e preparados a intervir na hipótese de ocorrências envolvendo as construções.
Foram abordados temas relativos à Lei n° 12.334/2010 (que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens), ao Plano de Segurança de Barragens, Plano de Ação Emergencial, Acidentes de Barragens, Instrumentação de Barragens, Fichas de Inspeções (regulares e especiais) e Relatórios Técnicos de Auditoria de Barragem.
Benefícios – Para a superintendente Rita de Cássia Cunha, com o curso “as empresas têm a chance de se adequarem às normas e os prestadores de serviços de trocarem experiências com os expositores e entre si”.
O conteúdo em debate, adianta ela, permitirá aos participantes conhecerem com segurança como tomar decisões, contratar ou prestar serviço relacionados aos procedimentos em relação às barragens, tais como segurança e licenciamento.
Também permite saber como monitorar objetivamente uma barragem para fazer prevenção e evitar acidentes; e também como montar um plano de ação emergencial aplicado às reais necessidades.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA