O Conselho de Engenharia e Agronomia do Maranhão recebeu, na última terça-feira (17) visita da TV Difusora. O objetivo principal foi apontar informações referentes à barragem do Bacanga, na capital. Segundo o Assessor Técnico do Crea-MA, o Engenheiro Civil Antônio Xavier, responsável pelas vistorias e laudos técnicos da entidade, quatro intervenções já foram realizadas pelo Conselho, entre 2009 e 2011, inclusive com profissionais especialistas neste tipo de empreendimento.
Em todos os estudos realizados, foram apontados que a estrutura está em total abandono. Segundo Xavier, a barragem possui nove comportas e somente três estão em funcionamento, os sistemas eletromecânico e elétrico não estão funcionando, as ombreiras estão deterioradas por fuga de material e erosões, percolando água por baixo. A parte da proteção do corpo estradal está desgastada, em decorrência das chuvas e, além disso, na montante existia uma contenção e um muro de arrimo e concreto armado, em estado de desmoronamento.
“O asfalto está irregular, a drenagem está muito deficiente, os guarda-rodas e guarda-corpo e passeios laterais estão deteriorados. A sinalização horizontal é inexistente e placas não existem. É um somatório de problemas que precisam passar por ações para corrigir os danos, além da constante prevenção.” – alertou Antonio Xavier.
“As quatro vistorias sempre apresentam um laudo negativo e com grandes riscos. O a barragem tem que passar urgentemente manutenções e reparos. Felizmente, não há um risco imediato de desmoronamento, mas a barragem tem que passar por manutenções, no sentido que se recupere a parte estrutural e física, finalizou Xavier.
EM: 18/07/2012
POR: RACHID SAUAIA E SULEIMA NEVES
CREA-MA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA