Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

REUNIÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES COMEÇA EM SÃO LUÍS

A palestra do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Maranhão, engenheiro civil e ex-deputado federal Pedro Fernandes Ribeiro (PTB-MA), marcou abertura da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua,  na manhã desta quinta-feira (13/9).

Secretário desde janeiro de 2011, Pedro Fernandes discorreu sobre o projeto PAC do Rio Anil, desenvolvido em parceria entre o Estado do Maranhão, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades e que poderá atender a 150 mil pessoas. A mesa foi composta pelo presidente do Crea-MA, eng. mec. Alcino Nascimento Filho, presidente do Confea, eng. civil  José Tadeu da Silva; coordenador do Cden, Ricardo Nascimento; coordenador do Colégio de Presidentes, Antônio Carlos Albério e diretor-presidente da Mútua, Cláudio Calheiros.

Segundo o secretário, a obra viária tem o maior peso dos investimentos, com 50% dos encargos assumidos pelo Estado do Maranhão. “É uma obra que atravessa áreas sobre mangue, a 33 metros de altura, sendo a segunda obra de intervenção social do Brasil, depois do Morro do Alemão”. Afirmando que esta é uma obra “desafiante”, não pela engenharia, mas sim pela questão social que a envolve, Ribeiro reconheceu falhas logísticas, mas afirmou que já há mais de 900 metros de elevados e pontes, e que o projeto tem previsão de encerramento para dezembro deste ano.

“Temos procurado terrenos fora desta área para complementar o número de habitações previstas, e já estamos lançando o Residencial Piranhenga em que já foram entregues mais de 500 apartamentos, e até janeiro estaremos com todo o montante de apartamentos iniciados em uma área próxima. A obra viária gera um impacto positivo na área ecológica. Onde concluímos, a questão da pesca e do bioma está sendo bastante revigorada no mangue. Além disso, vai ligar as avenidas dos franceses e Beira Mar. Mas o grande projeto é essa intervenção neste assentamento precário com uma série de demandas justas para esta comunidade”, apontou, convocando a contribuição dos profissionais da engenharia a dar “um basta à corrupção” para desenvolver obras deste porte. Respondendo ao Colégio de Presidentes, ressaltou detalhes como o esgotamento sanitário, um dos “grandes problemas” do projeto. A reunião do Colégio de Presidentes acontece até o próximo sábado, 15 de setembro.


Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Foto: Rachid Sauaia

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo