Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professores e alunos de engenharia desenvolvem cabine de desinfecção individual.

Publicado: 26/05/2020 16:51 – Fonte:
[noticia: professores-e-alunos-de-engenharia-desenvolvem-cabine-de-desinfeccao-individual]  - CP_maio_covid_1.jpg

Alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) da Universidade Estadual do Maranhão estão finalizando a produção 10 cabines de Desinfecção Individual. O objetivo da estação é diminuir a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus em ambientes hospitalares ou com grande possibilidade de aglomeração.

 

Das 10 cabines, três já estão sendo utilizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Corpo de Bombeiros e por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

O projeto foi idealizado pelo professor Kaio Nogueira, do Centro de Ciências Tecnológicas da Uema, em parceria com os professores José Marcos (Faculdade Netcom), Letícia Correia (IFMA) e Paulo Araújo (Ex-Aluno de Engenharia Mecânica/UEMA).

 

O projeto surgiu da versão já usual de uma cabine individual, cuja função é higienizar o corpo inteiro das pessoas, porém com o custo mais baixo. A Estação de Desinfecção Individual (EDI) precisa apenas de uma alimentação de 220V, o seu reservatório é de 200 litros com capacidade para realizar 10 mil higienizações.

 

A cabine é feita com tubulação de poliuretano, quadrada medindo 1,5m de cada lado e uma altura de 2,40m. “Quem passar pela cabine recebe um jato de um produto químico diluído, desenvolvido por laboratório e certificado pela Anvisa. Inofensiva aos olhos e pele. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo o Coronavirus, e é capaz de permanecer na roupa das pessoas por 3 a 5 horas”, explicou o professor Kaio.

 

O diretor do CCT/UEMA, Fernando Lima, informou que a previsão é de que até o final desta semana as outras cabines estejam concluídas. “Estamos alinhando junto à Secretaria de Governo quais seriam os locais mais indicados para fazer as instalações das cabines após a sua imediata finalização”, informou o diretor.

Crea Maranhão realiza o primeiro ‘Crea Qualificando’ de 2025 com foco em Gestão de Resíduos

O CREA-MA abriu as inscrições para o primeiro curso do programa Crea Qualificando de 2025. Desta vez, o curso gratuito…

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

Pular para o conteúdo