Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OUVIDOR-GERAL DA UNIÃO PARTICIPA DO III SEMINÁRIO DE OUVIDORES

O Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Romão, participa da mesa de abertura do III Seminário de Ouvidores, que acontece a partir da próxima segunda-feira (29/10), no plenário do Confea. O evento contará também com a participação da Ouvidoria do Conselho, de ouvidores de alguns Creas e ainda de representantes de outros órgãos do governo federal. A palestra do Ouvidor-Geral da União acontece às 16h30 e tem como tema a Lei de Acesso à Informação.
Na avaliação do diretor e Conselheiro Federal Kleber Santos,  a realização do evento atinge a própria política de comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Ele reúne as unidades mais próximas aos profissionais e aos cidadãos, as ouvidorias”, diz, destacando que a Ouvidoria do Confea, desde agosto último conduzida pela engenheira civil Elisete d’Abadia Silva, constitui-se de forma permanente na estrutura do Conselho, após a aprovação em plenário, em 2010.
A ouvidoria foi instituída em 2007, iniciando suas atividades em 2008. “Ela tem caráter exclusivamente externo, atuando com o Conselho Diretor e diretamente com as unidades, tendo como princípio que apenas uma demanda pode contribuir para alterar algumas orientações do Sistema”, considera a Ouvidora do Confea.

Programação – A abertura do III Seminário de Ouvidores acontece às 14h30, com a participação do presidente do Confea, eng. civil José Tadeu da Silva, do diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Cláudio Pereira Calheiros, do conselheiro federal, eng. agr. Kleber Santos, e do Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Romão. Em seguida, a psicóloga social Iolanda Bezerra dos Santos promove a palestra “Relacionar-se com o outro nunca se esquecendo de si”. Para a ouvidora do Confea, Elisete Abadia, o tema é importante para a equipe que trabalha na ouvidoria, pois o trabalho exige equilíbrio para lidar com questões técnicas e até mesmo emocionais do grande público abrangido profissionais e sociedade como um todo.
Em seguida, ocorre a palestra do Ouvidor-Geral da União. O tema do Acesso à Lei da Informação, que vem sendo conduzida no Confea pela superintendência de Integração do Sistema, será apresentada pela principal autoridade brasileira sobre o tema. “Estivemos pessoalmente na Ouvidoria, e fomos atendidos prontamente”. Elisete acrescenta que a importância da área é tão crescente, que a Controladoria Geral da União, ao promover seu último concurso, estabeleceu, pela primeira vez, vagas para o cargo.
O segundo e último dia do Seminário trará a participação das demandas dos Creas. “Fizemos uma pesquisa com os Creas, e estes temas estão entre os mais votados”, diz Elisete. Mas a programação será aberta, entre 8h30 e 9h30, por outra palestra proferida por convidado externo ao Sistema: a ouvidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Gonçalves, sobre o tema “Desafios da Ouvidoria no atendimento ao cidadão”. Em seguida, às 9h45, a analista legislativo da Câmara dos Deputados, Silvia Regina dos Santos, discorrerá sobre a “Ouvidoria como instrumento estratégico para a gestão”.
Ainda no período da manhã, têm início as palestras dos representantes dos Creas.  Às 10h45, a ouvidoria do Crea-RJ falará sobre o tema “Ouvidoria Cidadã – adequação ao novo perfil institucional do Crea-RJ e apresentação do módulo Ouvidoria do sistema corporativo do Crea-RJ”. À tarde, a programação prossegue com as seguintes palestras: “Divulgação da aplicabilidade da LAI no Crea-PA” (Crea-PA); “Valores da atualização monetária das anuidades em atraso; Creas e responsabilidade social; projeto Hortas nas Escolas Públicas; combate à dengue” (Crea-AL); “Anuidades; Anotação de Responsabilidade Técnica – ART” (Crea-PR); “Limite de atuação da Ouvidoria” (Crea-MS); “Plano de Trabalho Ouvidoria Crea-PB” (Crea-PB); “Marcos regulatórios e a regulamentação das ouvidorias dos Creas. Ouvidoria Interna – viável, informal, deve acontecer?” (Crea-ES) e “Ouvidoria Interna – casos recorrentes; redes sociais; Integração com ouvidorias públicas e privadas” (CREA-RS).

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo