Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operações Risco Zero e Broadcast em condomínios e emissoras de Rádio e TV

Publicado: 26/03/2021 16:29 – Fonte:

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA obteve aprovação, por unanimidade, dos conselheiros para a realização das operações “Risco Zero”, referente à operação em unidades condominiais, e “Broadcast”, que trata da fiscalização das emissoras de rádio e TV.

 

A Câmara é a responsável pelo planejamento das operações de fiscalização para avaliar se estão sendo cumpridas as exigências das Normas que protegem a vida das pessoas e evita sinistros nas instalações  elétricas.

 

Serão enviados ofícios orientativos para a Universidade Federal do Maranhão, Tribunal de Justiça, Ministério Público do Trabalho e as Secretarias Estaduais do Governo (SEGOV) e Adjunta da Tecnologia da Informação (SEATI)  e a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT).

 

A fiscalização será realizada, por exemplo, sobre o cumprimento da NR10- Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade. A NR10 obriga que o prontuário elétrico seja mantido nas instalações com carga superior a 75 kW com todas as manutenções elétricas registradas.

 

Já a NBR 5410 determina que sejam feitas manutenções periódicas das instalações, e a NBR 5419 determina a manutenção anual para PDA (proteção contra descargas atmosféricas).

 

“`Pela grande quantidade de acidentes, principalmente incêndios de origem elétrica, é necessária a realização de operações de fiscalização preventivas nos condomínios residenciais e comerciais , e esse é o principal objetivo da operação”,  informou o coordenador da Câmara de Elétrica, eng. eletric. Rogério Moreira Lima. Também vamos verificar se os engenheiros estão efetivamente acompanhando e desenvolvendo as atividades para combater o acobertamento”, completou.

 

BLECAUTE– Na última reunião da Câmara, dia 23 de fevereiro, também foi aprovado por unanimidade o pedido de diligências para produção de relatório da Superintendência de Fiscalização do Crea-MA referente ao blecaute de energia na região metropolitana de São Luís ocorrido em 08 de janeiro.

 

Será apurado se houve alguma infração à legislação profissional que envolve o Grupo Engenharia Modalidade Eletricista

 

Caso empresas ou profissionais de engenharia estejam envolvidos, foram orientados  diligências pela assessoria técnica da CEEE/CREA-MA para produção de relatório de inspeção para apurar se existem indícios de negligência, imprudência, ou imperícia grave conforme determina Resolução nº 1090/2017-CONFEA e Ofício ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com pedido de informações referentes ao blecaute.

 

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo