Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SITUAÇÃO DA BARRAGEM DO BACANGA É ALERTADA PELO CREA-MA

O Conselho de Engenharia e Agronomia do Maranhão recebeu, na última terça-feira (17) visita da TV Difusora. O objetivo principal foi apontar informações referentes à barragem do Bacanga, na capital. Segundo o Assessor Técnico do Crea-MA, o Engenheiro Civil Antônio Xavier, responsável pelas vistorias e laudos técnicos da entidade, quatro intervenções já foram realizadas pelo Conselho, entre 2009 e 2011, inclusive com profissionais especialistas neste tipo de empreendimento.
Em todos os estudos realizados, foram apontados que a estrutura está em total abandono. Segundo Xavier, a barragem possui nove comportas e somente três estão em funcionamento, os sistemas eletromecânico e elétrico não estão funcionando, as ombreiras estão deterioradas por fuga de material e erosões, percolando água por baixo. A parte da proteção do corpo estradal está desgastada, em decorrência das chuvas e, além disso, na montante existia uma contenção e um muro de arrimo e concreto armado, em estado de desmoronamento.
“O asfalto está irregular, a drenagem está muito deficiente, os guarda-rodas e guarda-corpo e passeios laterais estão deteriorados. A sinalização horizontal é inexistente e placas não existem. É um somatório de problemas que precisam passar por ações para corrigir os danos, além da constante prevenção.” – alertou Antonio Xavier.
“As quatro vistorias sempre apresentam um laudo negativo e com grandes riscos. O a barragem tem que passar urgentemente manutenções e reparos. Felizmente, não há um risco imediato de desmoronamento, mas a barragem tem que passar por manutenções, no sentido que se recupere a parte estrutural e física, finalizou Xavier.

EM: 18/07/2012
POR: RACHID SAUAIA E SULEIMA NEVES
CREA-MA

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo