05.11 – DIA DO TÉCNICO EM ELETRÔNICA E DO TÉCNICO AGRÍCOLA

Publicado em: 8 de novembro de 2012

Neste 5 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico em Eletrônica. Esse profissional  é capacitado para projetar, montar e instalar equipamentos eletrônicos na linha de produção, além de  participar de programação de equipamentos com a utilização da informática e fazer a manutenção preventiva e corretiva de aparelhos. Eles estão presentes nas indústrias, empresas, concessionárias de energia elétrica e telefonia, hospitais e empresas de informática e de telecomunicações.
De acordo com o conselheiro federal e engenheiro mecânico Júlio Fialkoski, que também é técnico em eletrônica, o mercado para esses profissionais é bastante promissor.  “É preciso haver investimento em pesquisa e desenvolvimento para que a atuação não se restrinja às funções de manutenção e correção de problemas, já que existe a capacidade técnica para atuar no desenvolvimento e inovação de produtos”, disse Fialkoski.
Para o conselheiro federal, engenheiro eletricista e técnico em eletrônica, Marcos Vinicius Santiago Silva, a profissão é essencial para o desenvolvimento econômico do País. “Afinal a eletrônica está presente em todas as profissões e no cotidiano de todos nós”, ressaltou ele.
Já o presidente da Associação Brasileira de Ensino Técnico Industrial (Abeti), conselheiro federal e técnico mecânico Luis Eduardo Quitério, lembra que a procura pelo profissional é muito grande e a instalação de novos cursos tem acontecido de forma satisfatória. Ele enfatiza que a procura pela profissão também está relacionada à possibilidade de atuar como autônomo e pelo retorno financeiro.  “Já está em tramitação no Congresso projeto de lei que define o nosso piso salarial”, informa o conselheiro.
O Sistema Confea/Crea e Mútua, que possui mais de 70 mil técnicos em eletrônica cadastrados, parabeniza os profissionais que comemoram este 5 de novembro.
DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA: Também no dia 5 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico Agrícola. Esse profissional está habilitado para atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária e pesca, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – na produção agrícola/zootécnica propriamente dita e na comercialização dos respectivos produtos.
Desde 1966, os técnicos agrícolas, em suas diversas modalidades, têm seus registros profissionais no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), de seu estado.
Os técnicos agrícolas são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo proteção ao meio ambiente e contribuindo para a segurança alimentar da população.
De acordo com o conselheiro federal Cassiano Henrique Ramos, que representa os técnicos agrícolas no Sistema Confea/Crea e Mútua, neste ano a data merece mais uma comemoração, “pois antecede a 69ª Soea e  teremos a oportunidade de defender a efetiva representatividade da categoria nos plenários dos Creas e do Confea, já que estaremos discutindo a atualização da Lei 5194/66.”
O Sistema Confea/Crea e Mútua também parabeniza os técnicos agrícolas pelo seu dia.

Por Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea