Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GT Cidades Inteligentes discute ideias, problemas e lições aprendidas

Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes).

 

Publicado: 16/08/2021 12:21 – Fonte: Assessoria de Imprensa

Na reunião do Grupo de Trabalho Cidades Inteligentes do Crea-MA, nesta terça, 11, o Mestre em Engenharia Elétrica, Eugênio Medeiros, apresentou exemplos de cidades no mundo com prioridades nas tecnologias da informação e comunicação, bem como na preservação do meio ambiente.

 

Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes).  “Cidades Inteligentes atraem investimentos e pessoas de alta qualificação”, alertou o engenheiro.

 

A cada reunião do GT Cidades Inteligentes, um membro apresenta um tema para troca de experiências. Neste encontro online, além da coordenadora, eng. eletric. e conselheira Catterina Dal Bianco, e do painelista, eng. eletric. Eugênio Medeiros, participaram os engenheiros eletricistas Rogério Moreira Lima, coordenador da Câmara Especializada de Elétrica do Crea-MA, Patryckson Santos, ambos conselheiros, e Maurício Oliveira, além do superintendente operacional do Crea-MA, eng. amb. Sérgio Silva.

 

Eugênio Medeiros, apontou problemas e lições extraídos dos projetos. Confira:

 


PROBLEMAS
Ausência de planejamento a médio e longo prazo
Ações descontinuadas
Falta de gestão
Formação técnica inadequada

LIÇÕES APRENDIDAS
Os projetos são políticos, e não técnicos
O sucesso depende dos prefeitos, em primeiro lugar
A preservação depende do engajamento da população
Dependem de equipe técnica dedicada
Transformação digital dos serviços
Cada município deve inventar seu próprio percurso

 

Mais sobre CIDADES INTELIGENTES
De acordo com a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, publicada em 2019 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério das Comunicações, com participação de cerca de 200 pessoas da sociedade em geral, são cidades:

– comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural.

–  que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede

– promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas

– que utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo