Feito! Implantada Nova Tabela de Obras e Serviços do Crea-MA

Publicado em: 5 de abril de 2021

Conforme o presidente do Crea-MA, eng. civ. Luis Plécio, anunciou há um mês nas redes sociais (post acima), a nova Tabela de Obras e Serviços (TOS) foi implantada hoje, 5 de abril.. O prazo para implantação da TOS havia expirado desde 2019, e foi mais uma promessa cumprida do atual presidente, de seguir a decisão do Confea de unificar a tabela para elaboração de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A tabela foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), aprovada pela PL 0430/2018 e atualizada pela decisão plenária 1853. O objetivo é unificar o registro de ARTs. O prazo para cumprimento da decisão do Confea expirou em março de 2019. Desta forma, o Crea-MA vinha descumprindo esta decisão do Confea.
🎯 “Cumprimos nosso compromisso”, disse o presidente.
PASSO A PASSO- A TOS está dividida em quatro colunas: Grupo, Subgrupo, Obras e Serviços e Complemento.
Para preencher a ART no sistema, deve-se ir ao campo Atividades Contratadas, e, após selecionar Nível da Atividade e Atividade Profissional, deve-se clicar em Consultar lista de atividades.
Na coluna Grupo, deve-se localizar a grande área correspondente ao serviço, como, por exemplo: “Construção Civil”. Depois, buscar o o subgrupo correspondente, como, por exemplo, “Edificações de imóveis”. E, por fim, o tipo de obra ou serviço, como, por exemplo, “Alvenaria”.
Se precisar de algum detalhamento, pode-se usar o campo “Observações”, localizado no início da ART, abaixo do campo descrito “Finalidade”.
📲 Outras informações, pelos contatos via WhatsApp/ mensagem de texto, pelos números: (98) 2106-8321/ 2106- 8322