DIA DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – 09.11

Publicado em: 9 de novembro de 2012

Habilitado para desempenhar atividades de execução e manutenção de componentes e equipamentos eletro-eletrônicos, o técnico em eletrotécnica dedica-se ao ramo da Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos com o objetivo de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica.
Esse profissional é preparado ainda para utilizar energia elétrica de forma racional, uma atribuição relevante, considerando a importância de se adotar no setor industrial iniciativas ambientalmente sustentáveis. Cabe ao técnico, por exemplo, avaliar propriedades e dispositivos de rede de baixa e alta tensão e implantar sistemas automatizados a partir de controladores lógicos que possam ser programados.
O campo de atuação para esse profissional é vasto: empresas de telecomunicações, indústrias de aparelhos eletrônicos, além de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas, e escritórios de projetos técnicos. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ensino Técnico Industrial e conselheiro federal do Confea, tec. mec. Luis Eduardo Castro Quitério, é grande a oferta de vagas para esse profissional no mercado de trabalho. “Esse setor está em franco crescimento, considerando especialmente a geração de energia em usinas de biomassas no país”, comenta. Da lista de oportunidades para esse profissional, Quitério destaca a prestação de serviços como ponto alto. “O técnico em eletrotécnica é uma profissão autônoma. Essa é a grande vantagem”, pontua.
Neste 9 de novembro, o Sistema Confea/Crea e Mútua parabeniza os técnicos em eletrotécnica registrados no Conselho.