CREA-MA DESENVOLVE FISCALIZAÇÃO NA EMAP

Publicado em: 9 de outubro de 2012

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – Crea-MA através da Gerência de Fiscalização e da Assessoria Técnica e em sua missão de verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional e defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea desenvolveu na manhã da última segunda-feira (08) Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

A Fiscalização Preventiva Integrada tem como funções a fiscalização, prevenção e garantia da segurança da população e é um programa criado e coordenado pelo Crea-MA. O principal objetivo da FPI é salvaguardar a população de situações de risco, apesar de ter cunho educativo e preventivo.

De acordo com o Assessor Técnico do Crea-MA, Antonio José Xavier a verificação se deu principalmente no andamento das obras de engenharia dos berços 100, já em seu estágio final e do 108, ainda na fase de cravação de estacas das fundações, isso além das demais engenharias envolvidas no porto: “A preocupação é com as atividades técnicas que estão sendo realizadas atualmente e emitiremos um relatório sobre o que foi observado” – afirmou Xavier.

Já José Álvaro Costa, gerente de Fiscalização do Conselho, afirmou que o sentido maior é a fiscalização do exercício profissional: “O nosso trabalho é uma ação preventiva para que possíveis acidentes, ou até tragédias, não venham a acontecer. Vamos recolher os dados e depois enviar nossas sugestões para a Emap.”– explicou.