
Cena final de um dos vídeos da campanha "Tudo é Engenharia: você confia sem perceber", lançada pelo Confea
Brasília, 4 de maio de 2026.
A partir desta segunda-feira (4/5), a nova campanha institucional do Confea, com o conceito “Tudo é Engenharia: você confia sem perceber”, surpreende por sua forma e seu conteúdo: primeira totalmente produzida por IA generativa, ela nos oferece uma síntese das nossas conquistas diárias, e também da irrefreável expectativa por novos conhecimentos que faz da engenharia um dos nossos traços mais humanos. Se o futuro chega em diferentes dimensões, elas também se sobressaem, se ocultam – em um dia a dia que nem sempre reconhece sua importância – e até parecem ser antecipadas, conforme cada um de seus contextos.

Com direitos autorais reconhecidos, modelos reais foram registrados em estúdio e utilizados por meio da IA
Com toda a sua diversidade geográfica, o Brasil recebe todos os dias os benefícios proporcionados pela Engenharia. Por maiores que sejam as nossas distâncias sociais, descritas agora por meio do Índice Confea de Infraestrutura do Brasil (Infra BR), estamos sempre integrados pelas inovações tecnológicas. Por mais elementares que algumas delas pareçam para muita gente, em tempos de avanços tecnológicos quase surreais, como ainda podem ser vistos os avanços do uso da Inteligência Artificial. A campanha representa um pouco dessa nossa fantástica – e por (tantas) vezes prosaica, “imperceptível” – engenharia de cada dia.

Presidente em exercício do Confea, engenheira Ana Adalgisa destaca a ética e a valorização da realidade brasileira nas peças
A presidente em exercício do Confea, eng. civ. Ana Adalgisa, considera que, "apesar do uso da IA do planejamento à execução, a campanha tem elementos humanos bastante presentes, valorizando os profissionais do Sistema, por meio de uma equipe de profissionais de diversas áreas da Publicidade que se preocuparam, inclusive, com o rigor da apropriação de cenários próximos à realidade brasileira e também com a ética, por meio da preservação dos direitos autorais”.

Gerente de Comunicação Marina Mattus: IA é uma realidade
Entendimento complementado pela gerente de Comunicação, Marina Mattus. Para ela, “a engenharia está presente no dia a dia das pessoas o tempo todo e elas confiam sem perceber”. Apesar da produção ser 100% por Inteligência Artificial, Marina pondera que toda a criação, desenvolvimento e roteiro foram feitos por pessoas. ”Porque nada substitui o talento. Mas o Confea vem pra mostrar que a tecnologia é uma ferramenta e pode ser utilizada em nosso dia a dia, afinal, ela é uma realidade”, diz.
Marina também destaca o papel de conhecer os bastidores das produções, onde será possível apreender melhor como se deu esse uso da ética destacado pela presidente em exercício do Confea. “Por trás de toda essa tecnologia também tem muita engenharia para conseguir trazer essa campanha para o público. E vocês vão acompanhar também os bastidores de tudo isso, como essa ferramenta foi utilizada, obviamente, mostrando a importância de usar com cuidado a IA nos dias de hoje”,
“Toda a campanha envolve cinco filmes, com versões de 30 segundos a 1 minuto, além de 10 spots de rádio e mais de 180 peças de rua digitais, tudo feito por inteligência artificial, mas construídas a partir da imagem de modelos profissionais reais”, conta o diretor da campanha, João Queiroz. As peças serão exibidas na TV aberta e fechada e streaming, rádio e ainda nas redes sociais Instagram, Facebook, Tik Tok , Kwai e YouTube que receberão os vídeos explorados em quatro temáticas e ainda em conjunto, representando aspectos do uso, mais ou menos trivial, da engenharia, identificados como: “Cidades”, “Som, imagem e luz”; “Água e alimentos” e “Vida”. Eles serão apresentados gradualmente em matérias publicadas no site do Confea, nesta e na próxima semana. Na sequência, haverá ainda matérias sobre os bastidores das produções.
Inteligência e sensibilidade humanas
Tudo é “pensado” no conceito definido pela campanha, de forma a mostrar a todos os seus usuários o quanto devemos à Engenharia – aqui tomada como signo publicitário de todas as atividades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. “É uma campanha inovadora pelo uso de ferramentas da inteligência artificial, mas que respeita toda a cadeia produtiva da comunicação, dialogando imageticamente com rostos de modelos reais, aplicados aos avatares das cenas geradas, o que garante verdade emocional e representatividade brasileira em cada plano”, descreve Renato Kato, responsável pelo atendimento da produtora contratada.
Assim, com o uso de um casting de modelos com bastantes fotos, em vários planos e ângulos, valorizando sua expressividade, segundo Kato, a IA não substitui os modelos, nem os demais profissionais envolvidos. Ao valorizar a confiança nos usos cotidianos da tecnologia, o resultado dos “filmes” alia a linguagem publicitária de excelência já presente em outras campanhas do Confea com uma variedade ainda maior de angulações e ambientações, possibilitada pela nova tecnologia.

Cenários diversificados fazem parte das peças elaboradas para a campanha
O diretor João Queiroz reforça que “Tudo é Engenharia” contou com as contribuições reais de técnicos como diretor de fotografia, produtora de áudio e outros. “A IA é usada como a câmera, como a iluminação. A gente enxergou bem isso. Por isso, acreditamos na emoção do filme. Diferente das campanhas que usam IA pontualmente em uma única etapa, o projeto a utilizou no planejamento, em etapas como segmentação de audiências e na criação, da geração visual frame-a-frame à arte final das mais de 180 peças. A IA não substitui o processo publicitário tradicional, eles se unem, mantendo as etapas padrões de mercado, como a direção criativa e o briefing. Além disso, oferece uma eficiência bem maior”.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300 - WhatsApp: (98) 2106-8313
Atendimento CREA-MA