Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-MA discute contribuição às instituições de ensino.

Publicado em: 24 de julho de 2020

Durante a reunião virtual da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-MA, os membros deliberaram sobre a contribuição com as instituições de ensino superior no que se refere às atribuições dos profissionais. A reunião aconteceu nesta terça-feira (21), quando também foram analisados os atos normativos dos cursos de engenharia civil, elétrica e mecânica.

O coordenador da Ceap, eng. elet. Rogério Moreira Lima, explicou o que vai ser feito inicialmente. “Para que as instituições de ensino tenham maior conhecimento das atribuições, o Crea-MA vai enviar ofício informando sobre a necessidade de se atender ao disposto nas  resoluções 218/1973, 380/1993, 1100/2018, 235/1975 às quais tratam das atribuições profissionais dos engenheiros agrônomos, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, engenheiros eletrônicos, engenheiros de telecomunicações e engenheiros mecânicos, engenheiros de computação, engenheiros de software, engenheiros de produção, respectivamente”, informou Rogério Moreira Lima.

Sobre a resolução 218/1973, em seu artigo 25, por exemplo, consta que nenhum profissional poderá desempenhar atividades, além daquelas que estão em seu currículo escolar, ou seja, apenas as disciplinas que contribuem para a graduação profissional. Já o artigo 5 § 2º da resolução 1073/2016, consta que  as atividades profissionais designadas no § 1º poderão ser atribuídas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, mediante análise do currículo escolar e do projeto pedagógico do curso de formação do profissional, observado o disposto nas leis, nos decretos e nos normativos do Confea, em vigor, que tratam do assunto.

Palestras universitários       

Como forma de dar maior conhecimento aos futuros profissionais acerca do Sistema Confea/Crea/Mútua, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão realiza palestras aos estudantes de universidades públicas e particulares.

 Durante as palestras são abordados temas relativos ao Crea-MA, tais como missão, organograma, estrutura organizacional, plenária, câmaras especializadas, registro profissional, anotação de responsabilidade técnica, certidão de acervo técnico, campo de atuação e as responsabilidades profissionais.  As IES que precisarem desse apoio podem solicitar ao CREA-MA via gabinete da presidência.

As reuniões das Câmaras Especializadas e das Comissões do Crea-MA estão ocorrendo de forma virtual. Confira o calendário das próximas reuniões:

24/07 – Comissão de Renovação do Terço;

27/07 – Comissão Eleitoral Regional;

28/07 – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica;

03/08 – Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Minas;

04/08 – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho;

04/08 – Câmara Especializada de Engenharia de Agronomia.

04/08 – Reunião Plenária Ordinária

 

Texto: Vitória Castro e Carla Oliveira

Assessoria de Comunicação do Crea-MA.