Começam as Eleições do Sistema Confea/Crea/Mutua

Publicado em: 1 de outubro de 2020

Iniciaram-se desde as 8 hs desta quinta-feira (01) as Eleições do Sistema Confea/Crea/Mútua. Os profissionais têm até as 19h para votar em suas respectivas mesas eleitorais. Os cargos que estão sendo disputados são para presidente do Crea-MA, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselheiro Federal, Diretor-Geral da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea – Mútua-MA e Diretor-Administrativo da Mútua-MA.

Os gestores serão eleitos para os mandatos de 2021 a 2023 e a apuração com a contagem dos votos será iniciada logo após o encerramento da votação, definida para as 19h.

Todos os candidatos à presidência do Crea-MA já votaram nesta manhã e a maioria dos outros candidatos também.

O Coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER),  eng. civ. Arnaldo Muniz, fez uma avaliação positiva deste início da votação e ressaltou a boa participação dos profissionais no processo eleitoral, destacando os idosos. “Isso mostra o compromisso profissional e também que eles acreditaram no cumprimento de todos os protocolos sanitários seguidos pelo Crea-MA”, avaliou Arnaldo.

O jovem engenheiro civil Marcos Araújo, votou por volta das 11h30, em São Luís, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e falou da importância de participar das eleições. “Precisamos ter voz no Crea-MA e buscar cada vez mais melhorias no nosso Conselho”, avaliou ele.

Poderão votar nas eleições todos os profissionais registrados e em dia com as obrigações perante o sistema Confea/Crea, desde que tenham quitado seus débitos até o dia 01 de setembro no Crea-MA. Os profissionais que estiverem com a anuidade de 2019 paga, e não possuírem outros débitos, estarão aptos a votar.

A votação está ocorrendo em São Luís, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e nas inspetorias de Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas,  Balsas,  Caxias, Chapadinha,  Codó,  Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra,  Santa Inês e Timon. Em Grajaú a votação vai ocorrer na Câmara de Vereadores.

De acordo com a Decisão Plenária 1273/2020, a data-limite para as Comissões Eleitorais Regionais (CER) encaminharem à Comissão Eleitoral Federal – CEF, por meio eletrônico, o mapa geral de apuração e a ata final da eleição, será dia 5 de outubro de 2020. Por sua vez, a CEF terá até o dia 23 de outubro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Federal a proposta de homologação dos resultados. E até o dia 30 de outubro, o Plenário do Confea deverá homologar os resultados das Eleições 2020.

Texto: Vitória Castro

Assessoria de Comunicação do Crea-MA.