Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMEÇA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA

CREA-MA ESTÁ REPRESENTADO PELO SEU PRESIDENTE, ENG.MEC. ALCINO ARAÚJO NASCIMENTO FILHO E PELO SUPERINTENDENTE, O ENG.CIVIL JORGE FERES MORAES RÊGO

Mesa de abertura da 4ª reunião do colégio de presidentes

“A revisão de normativos que representam aspirações de todo o sistema profissional, empresas e toda a sociedade”. Este foi um dos pontos ressaltados pelo presidente do Confea, eng. civil José Tadeu, na abertura da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (25/7). O início das atividades foi marcado ainda pelo lançamento da segunda edição, revista e atualizada do “Legitimidade da propriedade rural – a engenharia na legislaçãoa e legitimação da propriedade rural e na garantia de investimentos rurais” (KCM Editora), do engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini.
O Presidente da Associação Rondonopolitana de Engenheiros e Arquitetos e especialista em Gestão Empresarial e Consultoria de Agronegócios com mais de 30 anos de experiência, Carlos Roberto explanou detalhes sobre declarações contábeis de propriedades rurais, além de aspectos históricos fundiários, como a lei 601/1850 (“Lei das Terras”), que “legitimou as pessoas que tinham produtividade”. Ressaltando a importância da engenharia para os agronegócios, “o que a parte técnica interfere neste trabalho”, ele apresentou ainda, “como orientação ao produtor rural e alguns alunos e jovens profissionais”, um capítulo dedicado às escrituras, destacando a necessidade dos registros. A obra trata ainda das leis de averbação e de outros aspectos jurídicos, além de aspectos ambientais. “É um manual de consulta nas questões de legitimidade e regulações da área fundiária. Não é um debate aprofundado”.
A mesa de abertura da reunião do Colégio de Presidentes contou com o presidente do Confea e a ainda com o eng. civil Jary Carvalho e Castro, coordenador Interino do Colégio de Presidentes e presidente do Crea Mato Grosso do Sul; pelo eng. civil Juarez Silveira Samaniego, presidente do Crea do Mato Grosso; engenheiro eletricista Marcos Vinicius, conselheiro federal, representante do Estado do Mato Grosso; técnico industrial e engenheiro mecânico Ricardo Nascimento, Presidente da Contae e coordenador do Colégio de Entidades e pelo arquiteto José Welington Costa, diretor presidente da Mútua. ARTs e harmonização com o CAU foram outros temas levantados pelo presidente José Tadeu em sua primeira intervenção. Após a palestra de Carlos Roberto Michelini, o presidente José Tadeu apresentou os informes de sua atuação no último bimestre. Entre as propostas a serem apresentadas no dia de hoje estão a homologação da Proposta-AD n. 040/2012, que deu nova composição aos GTs do Colégio de Presidentes, e ainda a definição da composição dos GTs Estrangeiros e Homogeneização.

EM:25/07/2012
POR: HENRIQUE NUNES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DO CONFEA
FOTO: LAÍS COSTA

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo