Criticada pelos compradores de imóveis de programas habitacionais pela qualidade na infraestrutura dos imóveis, a Caixa Econômica Federal aponta os critérios técnicos exigidos pela própria instituição nas obras capitalizadas por recursos da União.
Segundo o banco, uma linha de crédito financia a construção de equipamentos de infraestrutura baseada em normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Entre os tipos de tecnologia exigidos estão os que envolvem projetos de financiamento para a construção de equipamentos de infraestrutura estruturados com sistemas metálicos, quando são aplicados com função de pilar, viga, laje ou cobertura. Segundo a Caixa, a disponibilidade do crédito depende da escolha técnica que cada prefeitura deve fazer, que melhor se aplica ao projeto habitacional e indicá-la em seus editais de licitação.
Para orientar a elaboração dos projetos e evitar patologias comuns nesses sistemas, o banco desenvolveu trabalhos técnicos em parceria com o setor e estabeleceu as exigências a serem cumpridas para o financiamento. O trabalho culminou na produção de dois manuais, o de “Edificações habitacionais estruturadas em aço” e o de “Sistemas construtivos steel frame”. No manual de edificações estruturadas em aço elaborado pela instituição estão enumerados os requisitos de projeto e de desempenho que serão exigidos dos empreendimentos financiados pelo banco. Os parâmetros para garantir que esses requisitos sejam atendidos estão definidos nas normas técnicas brasileiras, listadas e explicadas pela Caixa em seu manual.
O banco pede também que a construtora e o fabricante da estrutura assinem um termo de responsabilidades. Em linhas gerais, este documento estabelece a garantia total sobre o desempenho da estrutura pelo prazo de dez anos, a partir da data de entrega, quando houver deficiências em diversas unidades de um mesmo empreendimento.
Fonte: Correioweb
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA