Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAIXA EXIGE CUMPRIMENTO DE NORMAS TÉCNICAS PARA AS CONSTRUÇÕES FINANCIADAS

Criticada pelos compradores de imóveis de programas habitacionais pela qualidade na infraestrutura dos imóveis, a Caixa Econômica Federal aponta os critérios técnicos exigidos pela própria instituição nas obras capitalizadas por recursos da União.

Segundo o banco, uma linha de crédito financia a construção de equipamentos de infraestrutura baseada em normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre os tipos de tecnologia exigidos estão os que envolvem projetos de financiamento para a construção de equipamentos de infraestrutura estruturados com sistemas metálicos, quando são aplicados com função de pilar, viga, laje ou cobertura. Segundo a Caixa, a disponibilidade do crédito depende da escolha técnica que cada prefeitura deve fazer, que melhor se aplica ao projeto habitacional e indicá-la em seus editais de licitação.

Para orientar a elaboração dos projetos e evitar patologias comuns nesses sistemas, o banco desenvolveu trabalhos técnicos em parceria com o setor e estabeleceu as exigências a serem cumpridas para o financiamento. O trabalho culminou na produção de dois manuais, o de “Edificações habitacionais estruturadas em aço” e o de “Sistemas construtivos steel frame”. No manual de edificações estruturadas em aço elaborado pela instituição estão enumerados os requisitos de projeto e de desempenho que serão exigidos dos empreendimentos financiados pelo banco. Os parâmetros para garantir que esses requisitos sejam atendidos estão definidos nas normas técnicas brasileiras, listadas e explicadas pela Caixa em seu manual.

O banco pede também que a construtora e o fabricante da estrutura assinem um termo de responsabilidades. Em linhas gerais, este documento estabelece a garantia total sobre o desempenho da estrutura pelo prazo de dez anos, a partir da data de entrega, quando houver deficiências em diversas unidades de um mesmo empreendimento.

Fonte: Correioweb

Crea Qualificando oferece curso gratuito sobre “Prevenção e Tratamento da Ferrugem Asiática na Soja”

Buscando oferecer qualificação gratuita para os profissionais atendidos pelo Crea Maranhão, o primeiro curso do programa Crea Qualificando do mês…

Crea Qualificando: curso gratuito sobre Orçamento de Obras e Cálculo do BDI com inscrições abertas

 A próxima edição do curso do Crea Qualificando já está com inscrições abertas gratuitamente. Esta edição abordará o tema “Orçamento…

CREA-MA apoia emendas que propõem jornada de 20h semanais para engenheiros, agrônomos e geocientistas em instituições federais de ensino

Proposta busca equiparar carga horária de profissionais da engenharia e agronomia à de médicos veterinários, garantindo tratamento igualitário e valorização…

Encerram hoje as inscrições do concurso público do Crea Maranhão

As inscrições para participação do concurso se encerram nesta sexta-feira e não haverá prorrogação, a oportunidade busca contratar novos servidores…

Pular para o conteúdo