ABERTURA DA 69ª SOEA REFORÇA A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ÁREA TECNOLÓGICA

Publicado em: 21 de novembro de 2012

Ao reunir perto de 1.500 participantes da 69ª edição da Soea, a cerimônia de abertura do evento – realizada nessa terça-feira, 20/11, no Centro de Convenções de Brasília –, reforçou o conceito da valorização do profissional que atua na área tecnológica brasileira e passa pelo fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, uma das representações profissionais mais antigas do país. Em seu discurso, o presidente do Confea, eng. civil José Tadeu da Silva, chamou a atenção para o tema central da Semana. Para ele, o tema “Aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea. Os profissionais como agentes de transformação da sociedade”  permite um olhar crítico sobre os caminhos da engenharia no país, “assim como uma análise sobre o descompasso entre a legislação e o exercício das atividades profissionais que se dinamizam a cada dia”.
Participantes prestigiam solenidade
Ao destacar que diante do cenário mundial – crises econômicas e guerras – e do Brasil que atrai a atenção do planeta pela estabilidade econômica e política mas carece de mão de obra especializada – o presidente do Confea disse que os profissionais da área tecnológica estão em evidência e precisam estar atentos à legislação que rege suas atividades.
O que pode e deve ser mudado? O que precisa ser mantido? O Brasil perdeu a capacidade de inovar? De gerar riquezas? Como estão os caminhos da engenharia no Brasil? Essas foram algumas das questões apresentadas por ele e que devem ser respondidas até a próxima sexta-feira, 23, quando se encerra a 69ª Soea.
Emoção – Dos momentos marcantes da cerimônia, a entrega da Láurea ao Mérito a 25 homenageados escolhidos entre 99 indicações, manteve uma tradição de 54 anos, com o reconhecimento dos que se dedicaram e se destacaram nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Para o coordenador da Comissão do Mérito – responsável pela escolhas – eng. industrial e metalúrgico, Luiz Ary Romcy, as honrarias do Sistema “simbolizam a gratidão aos que fizeram da engenharia sua razão de viver, com paixão e solidariedade”.
Ainda durante a cerimônia de abertura, ex-conselheiros e o ex-presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, receberam o Diploma por Serviços Prestados. Confira as homenagens:

Láurea ao Mérito
Vivos - Eng. Eletric. Carlos Eduardo de Souza Braga; Eng. Mec. Celso Martins Cunha Filho; Escola Politécnica de Pernambuco; Eng. Ftal. Fernando Antônio Souza Bemerguy; Eng. Quim. e de Seg. Trab. Jarbas Fernandes Soares; Eng. Telecom. Jorge da Silva Barbosa; Eng. Mec. e de Seg. Trab. José Maria de Sales Andrade Neto; Eng. Eletric. Manoel Arlindo Zaroni Torres; Eng. Civ. e Tec. Miner. Maurício Tadeu Nosé; Tec. Edif. e Eng. Agrim. Reinaldo José Sabadotto; Eng. Aeron. Valmir José de Pontes Silva; Eng. Mec. Wagner Granja Victer e Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa.
Falecidos - Eng. Civ. Eliseu Resende; Eng. Civ. Etelvino de Oliveira Freitas; Eng. Guilherme Schuch - Barão de Capanema; Eng. Ftal. Jeanine Maria Felfili Fagg; Eng. Civ. João Francisco Leite Vieira; Eng. Civ. José Lino da Silveira Filho; Eng. Agr. Loreno Covolo; Eng. Agr. Moacir Micheletto; Eng. Minas, Civ. e Metal. Oton Nascimento; Tec. Agrim. Ramis Bucair; Eng. Eletric. e Aeron. Romeu Corsini e Eng. Agr. Silvio Thadeu de Menezes.

Serviços Prestados 
Arq. Anderson Fioreti de Menezes; eng. mec. Grácio Paulo Pessoa Serra; eng. civ. Idalino Serra Hortêncio; arquitetos e urbanistas José Luiz Mota Menezes e José Roberto Geraldine Júnior; tec. em meteorol. Maria Luiza Poci Pinto; eng. eletric. Martinho Nobre Tomaz de Souza; eng. civ. Pedro Lopes de Queirós; eng. agrônomo Petrúcio Correia Ferro e a arq. Urbanista Vera Therezinha de Almeida de Oliveira Santos.
 
Inaugurada ExpoSoea
Exposoea é aberta aos visitantes
Após a solenidade de abertura da Semana Oficial, foi inaugurada a ExpoSoea que reúne expositores dos Conselhos Regionais, Confea e Mútua até sexta-feira (23). 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea