Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tramitação de propostas do CNP pode ser acompanhada em tempo real.

Publicado: 19/02/2020 11:16 – Fonte:
[noticia: tramitacao-de-propostas-do-cnp-pode-ser-acompanhada-em-tempo-real]  - encontro-lideres-1-300x162.png

    Desde o início deste ano, o site do Congresso Nacional de Profissionais disponibiliza acesso à tramitação de cada proposta oriunda da décima edição do Congresso (10º CNP). Ao clicar em uma das propostas, o usuário é direcionado para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), de gestão de processos no Confea. “Esse é o produto final do 10º CNP: as 35 propostas geradas como processos no SEI, de maneira que cada profissional possa saber onde elas estão tramitando nas unidades organizacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, avalia o engenheiro ambiental e assessor da Presidência do Confea Renato Muzzolon, um dos responsáveis pela organização do 10º CNP, realizado em setembro de 2019, em Palmas, TO.

 

   A explanação de Muzzolon constou da programação do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado de 12 a 14 de fevereiro, em Brasília, e que reuniu cerca de 800 lideranças da área tecnológica nacional.

 

   Durante três dias, os principais temas das diversas áreas de atuação profissional acolhidas por uma das instituições mais antigas do país foram debatidos ao mesmo tempo em que foram traçadas estratégias visando ao fortalecimento da entidade que congrega mais de um milhão de profissionais e 250 mil empresas.

 

Cidades inteligentes

 

   O acesso à cidade como um direito humano e necessidade de transparência nas tomadas de decisão foram dois dos pontos mencionados por Alain Grimard – oficial sênior do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) – que, aliados à tecnologia, devem ser levados em consideração nas discussões sobre cidades inteligentes. “Temos ressaltado a necessidade de uma abordagem mais holísticas sobre a inteligência das cidades – a governança deve ser inteligente, o planejamento deve ser inteligente, a participação social deve ser inteligente e também a infraestrutura deve ser inteligente”, disse.

 

   A apresentação de Grimard na noite desta quarta-feira (12/2) para lideranças profissionais da área tecnológica compôs a programação do lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizado também durante o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

   Em sua palestra, Grimard sustentou que o conceito de cidades inteligentes – smart cities – é importante, mas deve ser ampliado e agregar noções de direitos humanos, direito à cidade e transparência nas tomadas de decisões, que auxiliem na resolução dos diversos problemas sociais dos espaços urbanos. “Para o ONU-Habitat, cidade inteligente puramente tecnocentrada não será realmente inteligente. Uma cidade ser inteligente também significada ser focada nas pessoas e na sustentabilidade em suas três dimensões: social, econômica e ambiental”. De acordo com dados apresentados por Grimard, 90% da população brasileira vive em áreas urbanas.

 

   Do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), participaram o presidente do Conselho, Berilo Macedo, o vice-presidente, Nelson Cavalcanti, o coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Geologia e Minas, Ranielly Ricardo Santos, o coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica, Rogério Moreira Lima Silva, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho, Flávio Henrique Silva Campos, o coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, Thiago Vieira Moreira, o representante do plenário do  Crea-MA na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Segurança do Trabalho,  Antônio Vilson Silva Dias, o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Airton Antelmo de Sousa, Coordenador da Comissão de Ética, Antônio Carlos Amaral Ribeiro e o coordenador adjunto da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, Paulo Sérgio Santos Moreira.

 

   Dentre os representantes de entidades precursoras do Maranhão estavam a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão (Aeama),  e coordenadora adjunta da Câmara Especializada de Agronomia, Leida Silva de Souza, o diretor do Curso de Engenharia Civil da Uema, João Aureliano de Lima Filho, além de representantes do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão (Senge) e de outras entidades.

*Com informações do site do Confea.

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo