Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Histórias no Crea-MA: primeira carteira de engenheiro, aos 84 anos

Publicado: 26/03/2021 16:25 – Fonte:

O que você imagina que estará fazendo aos 84 anos?

 

Estará aposentado, com a sensação de dever cumprido, sem perspectivas de novos projetos?

 

Pois, mire-se no exemplo do agrônomo baiano Zilto Oliveira.

 

Aos 84 anos de idade, ele recebeu, na última sexta, 5, das mãos do presidente do Crea-MA, eng. civ. Luis Plécio, sua primeira carteira profissional como engenheiro agrônomo. Em 2019, ele formou-se pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e deu entrada no registro no dia 12 de fevereiro deste ano.

 

“Não existe momento certo para realizar sonhos. O que existe é determinação, força de vontade”, justificou Zilto ao dar entrada no pedido da carteira no Crea-MA e ser recebido pelo superintendente, eng. amb. Sérgio Silva. É um grande exemplo para todos nós”, disse o superintendente.

 

Zilto é o mais velho dos cinco irmãos, criados pela mãe que conseguiu educá-los sozinha no interior da Bahia. Começou a trabalhar aos 12 anos, na roça, carregando água. Aos 18, conseguiu o primeiro emprego como ajudante de sapateiro. Tinha que andar três quilômetros de sua casa ao trabalho. Chegava à noite em casa e tinha que continuar trabalhando: precisava pescar para alimentar a família.

Não sabia qual seria seu caminho, sonhava em ser médico ou entrar para a Aeronáutica ou Marinha. Mas ficava no sonho, pois precisava ajudar sua mãe a cuidar dos irmãos.

 

Com a facilidade de conversar com os clientes, conseguiu bolsa de estudos e concluiu o ginásio (hoje Ensino Fundamental) na Escola Técnica. Tempos depois, montou sua oficina de consertos de sapatos, até resolver dar asas pro sonho de ser médico, contra a vontade de sua mãe. Foi para a capital, Salvador, concluir os estudos. Desempregado, passou apertos, e voltou a consertar sapatos, que era o que sabia fazer. “Eu tinha um diferencial, pois sempre fui muito detalhista, e os clientes gostavam disso”, lembra ele.

 

As coisas começaram a mudar quando ele conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada. Com fome de aprendiz, ele conta que se oferecia para atuar em todas as áreas da empresa. Destacou-se e recebeu convite para mudar-se para São Paulo, onde concluiu seus estudos e começou a trabalhar numa construtora e depois numa Fundação de comércio exterior, na área de eletrotécnica. Aprendeu inglês na prática, lendo manuais de peças para TV´s. Ficou por 14 anos. Tenho muita gratidão por este chefe, que foi um irmão mais velho para mim”, emociona-se ao lembrar.

 

Em São Paulo, conheceu Maria Carvalho, com quem está casado há 30 anos. Ela foi receber a carteira com ele.  “Minha companheira de vida”, diz o marido orgulhoso. A família dela é do Maranhão, e, em 1990, decidiram morar em São Luís. Montaram uma empresa de confecção de roupas e Zilto voltou a estudar.

 

Concluiu o Ensino Médio, entrou no cursinho e fez vestibular para Medicina na Universidade Federal do Maranhão. Não foi aprovado. Continuou a estudar e tentou o segundo curso pelo qual tinha admiração – Agronomia. “Existem semelhanças entre o médico e o agrônomo. Com a diferença que o paciente pode falar quando sente dor, enquanto a planta só apresenta os sintomas, e, para entendê-los, é preciso estudar muito”.

 

Eis que, em 2010, aos 73 anos de idade, Zilto realizou o sonho de ver seu nome como aprovado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para o curso de Agronomia. E em 2019, recebeu seu diploma. A mãe faleceu antes de ver o filho formado, mas ele diz que tem a certeza de que “ela está feliz por ver aonde ele chegou”. Os demais irmãos continuam na Bahia.

 

Ao receber sua carteira e tirar foto com o presidente Luis Plécio, ele dirigiu-se à esposa e disse: “Ela faz parte desta história”. E tem definido seu plano para o futuro: “Vou aplicar o que aprendi no curso para ajudar pessoas humildes a cultivarem sua plantação”. Outro projeto dele é lançar seu primeiro livro de poesias e contos sobre a natureza, intitulado Prelúdio de um pensador. “Quero lançar no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo”, almeja.

O Crea-MA agradece por fazer parte desta história de vida que ainda terá muitos capítulos.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo