A cerimônia de lançamento da 70ª Soea teve início com a obliteração do selo alusivo à Semana, ao 8º Congresso Nacional de Profissionais e aos 80 anos que o Sistema Confea/Crea completa neste ano.
Presidente do Crea-RS, eng. civ. Luiz Alcides Capoani (à esq.), o diretor dos Correios do Rio Grande do Sul, Jair Batista Antunes, ao lado do presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva
Por meio da cerimonialista, o diretor dos Correios do Rio Grande do Sul, Jair Batista Antunes, explicou que “somente fatos e acontecimentos muito importantes tornam-se motivo de carimbo, que passa a ser colado nas correspondências de uma determinada localidade levando a informação deste acontecimento para o Brasil. Toda correspondência postada na Agência Central dos Correios de Porto Alegre, no período de 17 de abril a 16 de maio de 2013, terá a aposição do carimbo comemorativo que estamos lançando”.
Ao se dirigir a uma plateia atenta, o presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, sacou de números para mostrar a dimensão e a força do Sistema Confea/Crea: um milhão de profissionais registrados (70 mil deles no Rio Grande do Sul); 307 títulos de formação, 1.592 conselheiros regionais; 36 federais; 200 mil empresas; 600 entidades regionais e 25 nacionais; 210 instituições de ensino; dois mil inspetores; 525 inspetorias; 27 Creas e 27 caixas estaduais da Mútua, caixa de assistência.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, agradeceu a presença de “tantos engenheiros” e reforçou a importância do Crea-RS, “um grande parceiro de Porto Alegre”.
Nestor Tissot, o prefeito de Gramado, por sua vez, se disse “honrado em receber dois dos eventos mais importantes da área tecnológica”. Para ele, “o Crea-RS é respeitado pela sociedade gaúcha porque atua em favor dela ao mesmo tempo em que valoriza seus registrados”.
Selo e carimbo alusivos ao evento
Engenheiro de formação, Tissot concorda em alterar a Lei 5.194, de 1966, “visando ao futuro do Sistema”. Tissot defende que as empresas ligadas ao Sistema invistam mais em inovação e capacitação de pessoal para continuarmos respondendo por 70% do PIB nacional. “Construir esse processo é uma obra de arte”, afirma.
Já Adão Vilaverde, deputado estadual pelo PT, destacou que “os profissionais da área tecnológica são peças vitais para o desenvolvimento da cidade e do país, e para a construção da sociedade que a gente quer”. Sobre a alteração da Lei 5.194/66, ele se soma aos que defendem a atualização.
Falando em nome do governo estadual, o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse que “é preciso melhorar a infraestrutura, que hoje prejudica o escoamento da produção nacional porque não atende a demanda”.
Em: 18.04.2013
Por: Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA