Há alguns meses, veículos sem motorista já circulavam pelo campus da USP, em São Paulo. Nesta terça-feira (22/10), em São Carlos, no interior de São Paulo, eles finalmente sairam para um teste em vias públicas. Os testes do veículo inteligente que dispensa motorista foram feitos por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcado
s C
ríticos (INCT-SEC).
Munido com dois computadores, sensor a laser, câmeras e GPS, o veículo do projeto Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CARINA) percorreu cerca de 20 quilômetros, mantendo uma distância segura de outros veículos, identificando os semáforos do caminho, respeitando os sinais vermelhos e avançando nos verdes. Dentro do campus, o
veículo já havia rodado mais de 150 quilômetros de forma totalmente autônoma. A Guarda Municipal acompanhou o carro robótico pelo trajeto, mas o trânsito foi aberto para que os demais veículos circulassem normalmente. O veículo não poderia ultrapassar 40 km/h e havia um motorista dentro do carro pronto para assumir o controle em caso de problema nos sistemas computacionais. “O teste nas ruas é a etapa final de validação de todo um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido”, afirmou o professor Denis Wolf, coordenador do projeto.
No Brasil, o desenvolvimento da tecnologia teve início em 2007. Os pesquisadores do INCT-SEC( Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, começaram os estudos com um carro elétrico chamado Carina I. Em 2011, os estudos multidisciplinares passaram a ser feitos em um c
arro convencional, o Carina II – o veículo testado ontem, terça-feira.
O projeto do carro autônomo inteligente envolve conhecimentos de visão computacional, inteligência artificial, fusão de sensores, sistemas embarcados, processamento de sinais, entre outros.
Data:23/10/2013
Texto: do portal Inovação Tecnológica
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