ART foi tema de oficina ministrada pelo Crea-MA durante a I Conferência online de Pesca e Aquicultura no Maranhão.

Publicado em: 28 de julho de 2020

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) realizou neste último sábado (25), uma oficina na I Conferência Online de Pesca e Aquicultura no Maranhão – I COPAMA. A oficina foi ministrada pelo Superintendente de Fiscalização do Crea-MA, o engenheiro mecânico Wesley Assis e teve como tema “Anotação de Responsabilidade Técnica”.

A conferência online está sendo realizada entre os dias 20 a 31 de julho, trazendo debates e oficinas para tratar de pesquisa, extensão e atuação profissional. O evento tem apoio do ICMar, FAEP-BR, Crea-MA, AEP-MA e IFMA e tem o objetivo de discutir trabalhos realizados pela comunidade técnico científica sobre a pesca e a aquicultura no estado do Maranhão. Tais atividades são essenciais para a geração de alimento, emprego e renda para a população maranhense.

A participação do CREA-MA foi o de informar aos participantes da conferência, as ações do Conselho no ato de regulamentar e fiscalizar o exercício legal do profissional da Engenharia e Agronomia, grupo em que a Engenharia de Pesca está inserida.

Na ocasião, foram apresentadas e discutidas legislações importantes para o desenvolvimento da atividade profissional, a missão e competências do CONFEA/CREA, o registro profissional e atuação participativa, as atribuições profissionais do Engenheiro de Pesca, a Anotação de Responsabilidade Técnica com toda sua importância, cuidados, obrigações e regras, sendo demonstrado na prática e no sistema SITAC o seu preenchimento e emissão.  “O palestrante Engenheiro Wesley Assis tratou o tema de maneira didática, interativa e prática”, avaliou o engenheiro de Pesca Rafael Santos Lobato, mediador da oficina e professor do curso de Engenharia de Pesca e responsável pelo Laboratório de Gerenciamento Costeiro Integrado do Maranhão – Lagerco-MA).

A oficina contou com a participação de profissionais, piscicultores, acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca da UEMA e UFMA, UFC, UFRPE, UFRN, UFSC, UFPR e CODEVASF

“A coordenação do evento só tem a agradecer ao palestrante e ao Crea -MA pelo momento de troca de conhecimento e interação com a academia e a comunidade”, finalizou o professor Rafael Lobato.

 

Texto: Carla Oliveira

Assessoria de Comunicação do Crea-MA.