Finalizando a programação da Arena Jovem na última quinta-feira (6), os participantes da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia foram contemplados com três palestras: a primeira voltada para inovação e tecnologia; a segunda para crédito de carbono, sustentabilidade, e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); e a terceira para a criatividade e a inovação como habilidades para o futuro.
Inovação e empreendedorismo
Abrindo as apresentações da tarde, o eng. eletric. Silvio Meira prendeu a atenção dos participantes ao falar a respeito de “Inovação e Empreendedorismo”. Na ocasião, ele colocou como as pessoas precisam agir diante das novas tendências tecnológicas, desenvolvendo inteligência emocional e digital neste mundo corporativo, conectado e atualizado. “O mundo muda por causa das nossas ações como pessoas, profissionais, como agentes públicos, como cidadãos, e esse processo de mudança do mundo é o que chamamos de inovação”, pontuou Meira.
Silvio instigou os profissionais e estudantes a perceberem como a engenharia vem contribuindo nos últimos anos para os avanços tecnológicos no mundo. “Se a gente analisar, todas as ondas de inovação desde 1970 foram causadas por engenheiros. A engenharia por definição é o fragmento do conhecimento aplicado que redefine o mundo ao redor de tudo o que a gente faz o tempo todo, desde a criação do telégrafo e as comunicações, passando pela criação da máquina a vapor, da locomotiva, dos trilhos e trens, até chegar ao desenvolvimento de satélites, internet e smartphones”.
Sustentabilidade e mercado de carbono
O segundo palestrante da tarde foi o eng. mec. Raphael Camargo, analista de Sustentabilidade da WayCarbon. Ele apresentou ao público novos modelos de mercado de carbono e sua relação com a sustentabilidade. Raphael acredita que os profissionais de engenharia, agronomia e geociências têm a capacidade de encontrar soluções para os problemas do meio ambiente ao incorporar no cotidiano novos hábitos para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais.
Criatividade e Inovação: as habilidades do futuro
Encerrando a programação, o professor de Criatividade e fundador da Keep Learning School, Murilo Gun, trouxe para o debate sua percepção a respeito das habilidades do futuro: Criatividade e Inovação. Com uma apresentação energética, Murilo fez uma conexão com as novas tecnologias e o meio ambiente em que as pessoas estão inseridas, sinalizando tudo como um ciclo completo: se o homem não muda, não se pode esperar que novas tecnologias surjam, que o meio ambiente mude.
Murilo defende que atualmente, no mundo que em que a humanidade se insere, não basta ter apenas habilidades técnicas. Cada vez mais as empresas e, consequentemente as pessoas, querem se inspirar, estar ao redor de profissionais que tenham habilidades mais humanas, e a criatividade é um reflexo disso. “Hoje eu vou falar sobre criatividade e sobre a engenharia interior, a engenharia que está dentro da gente, dos sentimentos, das emoções, da imaginação, da criatividade, de como muitas vezes todo o conhecimento técnico, acadêmico, profissional não flui porque dentro de você a sua engenharia interior não está configurada para as coisas acontecerem. É importante olhar para dentro, pois o externo e o interno se refletem”.
Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Michel Abddalah
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA