Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GT Cidades Inteligentes discute ideias, problemas e lições aprendidas

Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes).

 

Publicado: 16/08/2021 12:21 – Fonte: Assessoria de Imprensa

Na reunião do Grupo de Trabalho Cidades Inteligentes do Crea-MA, nesta terça, 11, o Mestre em Engenharia Elétrica, Eugênio Medeiros, apresentou exemplos de cidades no mundo com prioridades nas tecnologias da informação e comunicação, bem como na preservação do meio ambiente.

 

Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes).  “Cidades Inteligentes atraem investimentos e pessoas de alta qualificação”, alertou o engenheiro.

 

A cada reunião do GT Cidades Inteligentes, um membro apresenta um tema para troca de experiências. Neste encontro online, além da coordenadora, eng. eletric. e conselheira Catterina Dal Bianco, e do painelista, eng. eletric. Eugênio Medeiros, participaram os engenheiros eletricistas Rogério Moreira Lima, coordenador da Câmara Especializada de Elétrica do Crea-MA, Patryckson Santos, ambos conselheiros, e Maurício Oliveira, além do superintendente operacional do Crea-MA, eng. amb. Sérgio Silva.

 

Eugênio Medeiros, apontou problemas e lições extraídos dos projetos. Confira:

 


PROBLEMAS
Ausência de planejamento a médio e longo prazo
Ações descontinuadas
Falta de gestão
Formação técnica inadequada

LIÇÕES APRENDIDAS
Os projetos são políticos, e não técnicos
O sucesso depende dos prefeitos, em primeiro lugar
A preservação depende do engajamento da população
Dependem de equipe técnica dedicada
Transformação digital dos serviços
Cada município deve inventar seu próprio percurso

 

Mais sobre CIDADES INTELIGENTES
De acordo com a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, publicada em 2019 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério das Comunicações, com participação de cerca de 200 pessoas da sociedade em geral, são cidades:

– comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural.

–  que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede

– promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas

– que utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo