Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

REPRESENTANTES DE ENTIDADES DEBATEM ANDAMENTO DA SOEA

Representantes e presidentes das entidades, presentes à 2ª Reunião Extraordinária do Cden, que se encerrou na manhã desta quarta-feira (12/9), em São Luís, debateram com o Secretário da 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) sobre o andamento da organização do evento, que acontece entre 19 e 23 de novembro, em Brasília. Dados sobre o orçamento de infraestrutura e ainda sobre a necessidade de as entidades se manifestarem sobre as legislações a elas pertinentes foram apresentados.

Renato Costa comentou que o custo da infraestrutura do evento em Florianópolis, no ano passado, ficou em torno de R$ 3 milhões e 300 mil. “Chegamos a um patamar de R$ 4milhões e 400 mil, apenas como orçamento, que será o nosso limite, mas lógico que onde podermos estar economizando a verba pública, faremos o maior esforço possível”, ressaltou. “O maior custo é da empresa organizadora”, acrescentou Renato. Entre outros pontos, ele também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Gerência de Comunicação do Confea, como o que pode ser visto no site www.soea.org.br.

Questionamentos das entidades: Representante da Federação Nacional dos Técnicos Industriais  (Fentec), ao lado de João Batista Sousa, José Álvaro Costa questionou “um fato que tem se repetido várias vezes, durante o evento”, em que as entidades inscritas não recebem o material. “É inadmissível”, frisou. Membro da comissão organizadora da Soea e representante da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (Sbef), Glauber Pinheiro considerou desconhecer esse tipo de problema, enquanto Renato Costa manifestou que o constatou, durante a Soea de Cuiabá, em 2010. “Em Cuiabá, faltou material. Verifiquei que isso aconteceu por inscrições em cima da hora. Vamos limitar o número de inscrições e assumimos  o compromisso de tentar evitar que isso aconteça novamente”.

Já a representante da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Odinéia Ribeiro, questionou o andamento das discussões sobre a Lei 4.950-A (sobre salário mínimo profissional), solicitando uma maior participação das entidades em seu debate. “Foi enviado, semana passada, um formulário para que as entidades se manifestem sobre essa sistematização da legislação com interesse direto para o sistema, e o que é necessário mudar. Essa sistematização foi desenvolvida por um grupo de trabalho do Confea. Solicitamos que as entidades e lideranças façam suas sugestões, inclusive de palestrantes para possíveis participações nos debates”. Renato informou ainda que a orientação da presidência do Confea vem no sentido de manter as definições já adotadas nas Soeas anteriores. “O presidente Tadeu solicitou também que todas as palestras sejam em torno do tema da Semana”. No dia 24 deste mês, haverá a próxima reunião da Comissão Organizadora da Soea, no Confea.

Henrique Nunes

Equipe de Comunicação do Confea

Proposta do CREA-MA pede reajuste do piso salarial dos profissionais do Sistema Confea/Crea

Aprovada pelo Colégio de Presidentes, a proposta do presidente Wesley Assis busca atualizar valores congelados desde 2022 e garantir remuneração…

Crea Qualificando: curso gratuito sobre Orçamento de Obras e Cálculo do BDI com inscrições abertas

 A próxima edição do curso do Crea Qualificando já está com inscrições abertas gratuitamente. Esta edição abordará o tema “Orçamento…

CREA-MA apoia emendas que propõem jornada de 20h semanais para engenheiros, agrônomos e geocientistas em instituições federais de ensino

Proposta busca equiparar carga horária de profissionais da engenharia e agronomia à de médicos veterinários, garantindo tratamento igualitário e valorização…

Encerram hoje as inscrições do concurso público do Crea Maranhão

As inscrições para participação do concurso se encerram nesta sexta-feira e não haverá prorrogação, a oportunidade busca contratar novos servidores…
Pular para o conteúdo