Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

25.10 – DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Em 25 de outubro de 2000, há 12 anos, o Papa João Paulo II oficializava o frei Antonio de Sant’Anna Galvão como o patrono da construção civil. Sete anos depois, o frei, que iniciou sua vida profissional como assistente de pedreiro e chegou a mestre de obras, foi canonizado, em São Paulo em 2007, pelo Papa Bento XVI, tornando o São Frei Galvão o primeiro e, até agora, único santo brasileiro.
O Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo, onde o frei está sepultado desde 23 de dezembro de 1822, data de sua morte, foi construído e fundado por ele. Considerado pela Prefeitura de São Paulo a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII da cidade – a construção foi finalizada em 1774 –, o mosteiro é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica localizado no mosteiro. Entre suas realizações, Frei Galvão traçou o desenho da fachada da igreja do Mosteiro da Luz.
Em 2007, o plenário do Confea referendou um ato normativo expedido pelo Crea-SP que declarou o dia 25 de outubro como o Dia dos Profissionais da Construção Civil. O mesmo documento registrou o Frei Galvão como um “ilustre representante das terras bandeirantes numa época em que a tecnologia ainda engatinhava”. Em 25 de outubro de 2008, o Crea-SP entregou ao Memorial Frei Galvão, localizado no Mosteiro da Luz, um diploma com o título Honoris Causa, em reconhecimento ao seu exemplo entre os profissionais da área tecnológica.

EM: 25.10.2012
POR: EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO CONFEA

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo