Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evento marca lançamento da pedra fundamental da nova sede do Crea-MA.

Publicado: 15/01/2020 16:30 – Fonte:
[noticia: evento-marca-lancamento-da-pedra-fundamental-da-nova-sede-do-crea-ma]  - foto-pedra.jpeg

    Lançada na manhã desta quarta-feira (15), a pedra fundamental da nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA). O evento aconteceu no terreno onde será construída a nova sede, localizado na Rua Leblon, próximo ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) e da antiga sede da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), no Parque Calhau.

 

    Na mesa de abertura do evento, que foi bastante prestigiado com a presença de aproximadamente 150 pessoas, estavam presentes o presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o deputado federal Eduardo Braide, o presidente da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), Thiago Diaz, o vice-reitor da Uema, Walter Canales, a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão (Aeama), Leida Sousa e o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, José Aquiles Andrade.

 

    O presidente Berilo Macedo ressaltou durante a solenidade que a quantidade de ações de fiscalização aumentou nos últimos dois anos. “Estamos também mudando a forma como profissionais e empresas estão sendo abordados durante a fiscalização e isso está se refletindo na regularização das obras e serviços prestados por estes profissionais junto ao Conselho”, ressaltou ele.

 

    O número de fiscalizações realizadas pelo Crea-MA aumentou em 36.6% quando comparado o ano de 2017 ao ano de 2019. Foram 3.780 em 2017, 4.561 em 2018 e 5.272 em 2019.

 

    Esta regularização junto ao Crea-MA se dá por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que comprova que a obra ou serviço possui um profissional habilitado pelo Conselho para realizar o serviço. Em 2017 foram registradas 74.374 ART´s e em 2019, 82.317 ART´s.

 

    Antes do descerramento da placa, foi assinado o Convênio de auxílio financeiro para construção da nova sede, no valor de 2.300.000,00 de linha de crédito, recursos oriundos do Confea e contrapartida de R$ 1.812.690,13 do Crea-MA, totalizando R$ 4.112.690,13.

 

    O presidente Joel Krüger explicou que a nova sede vai atender à demanda do corpo funcional, dos profissionais e dos cidadãos que são atendidos pelo Conselho. “Com o apoio financeiro, garantiremos ao Crea um espaço físico adequado ao seu funcionamento, em que possa prestar atendimento aos registrados com mais qualidade”, comentou.

 

    Berilo Macedo ressaltou também que a nova sede atende a uma reivindicação antiga de profissionais, servidores e representantes de empresas fiscalizadas. “Teremos um prédio com melhor estrutura, solucionando questões como acessibilidade, localização, estacionamento próprio e espaço físico dos setores operacionais, para atender melhor o nosso público. A atual sede do Conselho funciona no Centro de São Luís, num casarão tombado pelo Patrimônio Histórico da União”, disse o presidente do Conselho, Berilo Macedo, informando que todo o processo de construção da sede deve demorar cerca de 36 meses.

 

    Também estiveram presentes os ex-presidentes do Crea-MA,  Cleudson Anchieta e Clóvis Filho, o ex conselheiro federal Francisco Soares, a chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes, o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa-MA), Diego Sampaio, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão (Senge-MA), Antônio de Pádua, conselheiros e inspetores do Crea-MA, presidentes e representantes de entidades de classe, instituições de ensino e empresas, além de profissionais e servidores do Conselho.

 

     No Maranhão, cerca de 23 mil profissionais de nível superior e nível médio da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estão registrados no Crea-MA.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo