Realizado esta semana, nos dias 2 e 3, o Seminário Eleitoral Federal, que contou com a participação de cerca de 120 coordenadores, coordenadores adjuntos e assistentes das Comissões Eleitorais Regionais. As eleições para o Sistema Confea/Crea/Mútua ocorrerão no dia 3 de junho de 2020, conforme Calendário Eleitoral aprovado pelo Plenário do Confea.
Do Maranhão, participaram o Coordenador da Comissão Eleitoral Regional, Arnaldo Carvalho Muniz, o assessor jurídico da Comissão Eleitoral Regional, Alex Bastos e o assessor jurídico do Crea-MA, Geraldo Praseres.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer melhor algumas orientações da CEF para garantir o bom andamento das eleições.
Conduzido pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), o Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, teve como objetivo uniformizar os procedimentos e sanar algumas dúvidas. No primeiro dia, os pontos abordados pela assistente da CEF, Talita Machado, e pelo advogado João de Carvalho foram a elegibilidade e inelegibilidade; desincompatibilização; documentação para registro de candidaturas e prazos previstos no regulamento eleitoral.
As Eleições 2020 são destinadas aos cargos de Presidentes do Confea e dos Creas, Conselheiros Federais (BA, TO, MA, PR e RS) e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas.
O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.
Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Dessa forma, os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea são os seguintes:
• 01 (um) representante da Modalidade Industrial no estado da Bahia;
• 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Elétrica no estado do Maranhão;
• 01 (um) representante do Grupo/Categoria Agronomia no estado do Paraná;
• 01 (um) representante do Grupo/Modalidade Agronomia no estado do Rio Grande do Sul; e
• 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Civil no estado do Tocantins.
Em 2020, também haverá eleições para os cargos de conselheiro representante das instituições de ensino de Engenharia e de Agronomia. Já os diretores-financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea, serão eleitos em data ainda a ser definida, mediante Calendários próprios, que serão aprovados posteriormente pelo plenário do Confea.
Candidatos e eleitores
Quem pode votar dia 03 de junho: os profissionais quites com todas as taxas e emolumentos relativos à sua atuação profissional e com registro junto aos Creas.
As Eleições são regulamentadas pelas resoluções 1114 e 1117 – que podem ser encontradas no endereço http://normativos.confea.org.br/ementas/lista_ementas.asp – e que, respectivamente, tratam das eleições de presidentes do Confea e dos Creas e conselheiros federais e dos diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
*Com informações do Site do Confea.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA