Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde disponibiliza curso a profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Publicado: 03/06/2020 12:10 – Fonte:

Nas últimas semanas, o Confea – por meio de seu Comitê do Sistema Confea/Crea e Mútua de Gestão da Crise decorrente da covid-19 – vem mantendo diálogo com o Ministério da Saúde no intuito de integrar os profissionais da Engenharia à linha de frente do combate contra a doença provocada pelo novo coronavírus. Em resposta a ofício enviado pelo Confea, o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério disponibilizou aos profissionais do Sistema o curso de capacitação nos protocolos oficiais de enfrentamento à covid-19 (aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE-nCov).

 

Acesse o curso em http://covid19.aagapesantamarcelina.com.br 

Veja o manual que explica como se cadastrar na plataforma do curso

Para o presidente do Confea em exercício, eng. civ. Osmar Barros Júnior, a disponibilização do curso pelo Ministério da Saúde demonstra a importância das profissões do Sistema no contexto de pandemia por que passa o mundo. “Temos protagonismo nessa situação. Temos a Engenharia Clínica, Mecânica, Elétrica, Sanitária, Civil, Segurança do Trabalho e os tecnólogos todos que atuam em hospitais. Nossa proposta de acordo foi vista com bons olhos pelo Ministério”.

 

Integrante do Comitê do Sistema Confea/Crea e Mútua de Gestão da Crise decorrente da covid-19, o presidente do Crea-AL, eng. civ. Fernando Dacal, comemorou a liberação do curso. “É muito importante para o Brasil que os profissionais trabalhando na ponta sejam habilitados. A Engenharia faz parte do cotidiano da sociedade toda. Os respiradores, por exemplo, são equipamentos que foram pensados pela Engenharia”, disse. O presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida, também integrante do Comitê, estava com receio de, por conta das mudanças por que passa o Ministério da Saúde, a liberação do curso não sair. “É uma ótima notícia. Em Goiás somos muito entusiastas da Engenharia Clínica, fizemos parceria com instituição de pós-graduação e com associação de hospitais, para formar esses profissionais e introduzi-los nos hospitais. O engenheiro clínico gera receita para o hospital, pois o custo de manutenção se reduz significativamente”.

 

A ponte entre Ministério da Saúde e Confea foi feita por meio da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin), parceira do Ministério na iniciativa “+ Manutenção de Respiradores”, que consiste em restaurar respiradores mecânicos que estão em desuso, seja por falhas de operacionalização, seja por estarem antigos. Conforme explicou o assessor do Confea que participou das tratativas, eng. agr. Flávio Bolzan, a Abeclin sugeriu que o Ministério abordasse com o Confea sobre a possibilidade de o Sistema conceder ART Social (com custo simbólico) para projetos de atividades vinculadas à luta contra pandemia – como recuperação de respiradores e construções de hospitais de campanha.

 

A partir daí, começaram as tratativas para a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica que, em tramitação no Ministério da Saúde, está em vias de ser assinado. Além de possibilitar a aplicação da ART Social pelos Creas que aderirem ao Acordo, o documento prevê que o Ministério da Saúde inclua os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na relação contida em sua Portaria nº 639/2020, que dispõe sobre a ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. “Há profissionais em campo que precisam conhecer o conteúdo do curso, profissionais que trabalham com colheitas e mineração, por exemplo, que não param”, contextualizou Bolzan.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo