Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Locação de imóvel para funcionamento da sede do Crea-MA, Prodesu e grupo de Trabalho de Engenharia Condominial pautaram plenária.

Publicado: 10/09/2020 12:56 – Fonte:

Realizada na noite do dia 01 de setembro, a 8ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), que foi transmitida ao vivo pelo youtube no  canal do Conselho.

 

Uma das pautas da reunião, foi a proposta do presidente em exercício do Crea-MA, eng. mec. Nelson Cavalcanti, para locação de um imóvel para o funcionamento da sede do Crea-MA em São Luís, num local de melhor localização e melhor estrutura física, visto que o atual prédio necessita de manutenção. “Estamos tomando todas as providências administrativas com o andamento dos processos para a construção da nova sede, mas precisamos alugar um novo espaço enquanto o prédio não é construído”, explicou Nelson Cavalcanti, esclarecendo ainda que esta proposta estava sendo formulada e aguardava apenas algumas avaliações que estavam sendo feitas há alguns meses.

 

A proposta do presidente em exercício do Crea-MA foi aprovada pelos conselheiros por unanimidade, que antes mesmo da apresentação do presidente, já se manifestaram sobre a atual situação do prédio.

 

Sobre o atendimento presencial do Crea-MA, que voltou no dia 10 de agosto, somente na sede, Nelson Cavalcanti esclareceu que o atendimento nas inspetorias será retomado gradativamente, de acordo com a melhoria da situação epidemiológica em cada uma das cidades, mas ressaltou que o atendimento home office, ainda em parte funcionando, tem atendido as demandas do conselho. “Implantamos o atendimento via whatsapp, estamos analisando as ART´s, CAT´s, registros e outras solicitações, portanto, o trabalho continuou mesmo durante a pandemia”, ressaltou ele.

 

Nelson Cavalcanti agradeceu e ressaltou ainda o trabalho dos conselheiros membros das câmaras especializadas e das comissões, que se reuniram virtualmente para análise dos processos e elaborando importantes encaminhamentos e deliberações.

 

Em sua fala, o superintendente de Fiscalização, eng. mec. Wesley Assis, informou que foi feita a fiscalização inteligente neste período da pandemia, resultando na elaboração de 3003 relatórios de fiscalização no período de 24 de março a 10 de agosto. “Atualmente os fiscais do Crea-MA da sede e da inspetoria de Imperatriz estão dando prioridade nas denúncias geradas, além de que estamos avaliando novas metodologias que já estão sendo implementadas nas ações de fiscalização”, informou o superintendente, que reuniu-se esta semana com os fiscais para discutir o resultado destas novas metodologias.

 

Grupo de Trabalho de Engenharia Condominial

Durante a plenária, foi constituído um Grupo de Trabalho de Engenharia Condominial para propor fiscalização das atividades de engenharia em condomínios residenciais multifamiliares, por conta de recentes problemas ocorridos com interdições e incêndios, decorrentes de falta de manutenção de instalações elétricas, falhas construtivas que dificultam o combate a situações de pânico e incêndio e  aprovação de projetos com erros técnicos e ou omissão de engenharia.

 

O coordenador do Grupo de Trabalho, eleito pelo plenário, é eng. civ. Luís Antônio Simões Hadade) e o coordenador adjunto o eng. eletric. Fernando Lima.

 

Prodesu

Outro ponto da reunião foram os recursos acessados pelo Crea-MA oriundos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Confea (Prodesu) que tem como objetivo  angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para custear programas voltados à promoção da sustentabilidade econômica, financeira e social dos Creas e às ações para uniformização de procedimentos no cumprimento de sua missão.

 

 Na apresentação dos recursos do Prodesu, o assessor do Crea-MA Leôncio Lima, informou que foram acessados recursos da ordem de R$ 1.334.014,21, nos anos de 2018 e 2019, com contrapartida do Crea-MA e a previsão de 2020 é de 843.424,40, destes, 528.890,35 já foram aprovados para serem investidos no programa de fiscalização e o restante ainda estão sendo elaborados os planos de trabalho para serem apresentados ao Confea, contemplando ações de comunicação, mobiliário e auditoria externa.

 

Os recursos de 2018 e 2019 foram investidos na execução do plano de fiscalização, aquisição de veículos, treinamentos com os fiscais, mobiliários, equipamentos de informática, participação de conselheiros em eventos realizados pelo Sistema Confea/Crea e ainda utilizados nas eleições do Sistema Confea/Crea/Mutua, que será realizada no próximo dia 01 de outubro.

Texto: Vitória Castro

Assessoria de Comunicação do Crea-MA.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo