Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-MA discute contribuição às instituições de ensino.

Publicado: 24/07/2020 12:22 – Fonte:

Durante a reunião virtual da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-MA, os membros deliberaram sobre a contribuição com as instituições de ensino superior no que se refere às atribuições dos profissionais. A reunião aconteceu nesta terça-feira (21), quando também foram analisados os atos normativos dos cursos de engenharia civil, elétrica e mecânica.

 

O coordenador da Ceap, eng. elet. Rogério Moreira Lima, explicou o que vai ser feito inicialmente. “Para que as instituições de ensino tenham maior conhecimento das atribuições, o Crea-MA vai enviar ofício informando sobre a necessidade de se atender ao disposto nas  resoluções 218/1973, 380/1993, 1100/2018, 235/1975 às quais tratam das atribuições profissionais dos engenheiros agrônomos, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, engenheiros eletrônicos, engenheiros de telecomunicações e engenheiros mecânicos, engenheiros de computação, engenheiros de software, engenheiros de produção, respectivamente”, informou Rogério Moreira Lima.

 

Sobre a resolução 218/1973, em seu artigo 25, por exemplo, consta que nenhum profissional poderá desempenhar atividades, além daquelas que estão em seu currículo escolar, ou seja, apenas as disciplinas que contribuem para a graduação profissional. Já o artigo 5 § 2º da resolução 1073/2016, consta que  as atividades profissionais designadas no § 1º poderão ser atribuídas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, mediante análise do currículo escolar e do projeto pedagógico do curso de formação do profissional, observado o disposto nas leis, nos decretos e nos normativos do Confea, em vigor, que tratam do assunto.

 

Palestras universitários       

 

Como forma de dar maior conhecimento aos futuros profissionais acerca do Sistema Confea/Crea/Mútua, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão realiza palestras aos estudantes de universidades públicas e particulares.

 

 Durante as palestras são abordados temas relativos ao Crea-MA, tais como missão, organograma, estrutura organizacional, plenária, câmaras especializadas, registro profissional, anotação de responsabilidade técnica, certidão de acervo técnico, campo de atuação e as responsabilidades profissionais.  As IES que precisarem desse apoio podem solicitar ao CREA-MA via gabinete da presidência.

 

As reuniões das Câmaras Especializadas e das Comissões do Crea-MA estão ocorrendo de forma virtual. Confira o calendário das próximas reuniões:

 

24/07 – Comissão de Renovação do Terço;

27/07 – Comissão Eleitoral Regional;

28/07 – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica;

03/08 – Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Minas;

04/08 – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho;

04/08 – Câmara Especializada de Engenharia de Agronomia.

04/08 – Reunião Plenária Ordinária

Texto: Vitória Castro e Carla Oliveira
Assessoria de Comunicação do Crea-MA.

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo