Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Votação para eleições do Sistema começa às 8h no dia 1º de outubro.

Publicado: 23/09/2020 18:04 – Fonte:

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) esteve reunida para alinhar os últimos preparativos para as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua marcadas para o dia 1º de outubro, das 8h às 19h.  Neste ano, serão eleitos profissionais para os cargos de presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais (BA, TO, MA, PR e RS) e diretores-gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua).

 

Para a segurança de todos os envolvidos nas eleições, o Sistema Confea/Crea e Mútua adotou todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de Saúde, tais como o uso obrigatório de máscaras, luvas descartáveis e protetores faciais, pelos mesários durante todo o período em que estiverem no local de votação. Já os eleitores terão as mãos higienizadas com álcool gel 70%, além de obedecerem o distanciamento mínimo, as demarcações visuais. Vale ressaltar que as pessoas do grupo de risco terão horários preferenciais. “Todas as medidas de segurança foram pensadas, considerando a necessidade de preservar a segurança e a saúde da comunidade profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, bem como de todos os colaboradores dos Creas envolvidos no processo eleitoral 2020”, destacou o presidente em exercício, eng. civ. Osmar Barros Júnior. A votação será feita com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual, de acordo a deliberação publicada na página da Comissão Eleitoral do Confea.

 

Prazos e ritos

De acordo com a Decisão Plenária 1273/2020, a data-limite para as Comissões Eleitorais Regionais (CER) encaminharem à CEF, por meio eletrônico, o mapa geral de apuração e a ata final da eleição, será dia 5 de outubro de 2020. Por sua vez, a CEF terá até o dia 23 de outubro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Federal a proposta de homologação dos resultados. E até o dia 30 de outubro, o Plenário do Confea deverá homologar os resultados das Eleições 2020.

 

Na segunda-feira (21), foi publicada a Deliberação 180/2020, que complementa os protocolos sanitários já estabelecidos em resoluções anteriores. Entre as medidas, está a determinação de quando da abertura do processo de votação, no dia 1º de outubro de 2020, o presidente da mesa apresentará aos presentes que a urna está vazia, e na sequência, lacrará a urna, e, posteriormente a higienizará com álcool 70%. O texto estabelece ainda que os mesários deverão promover a higienização com álcool 70% de todo material utilizado pelo eleitor, como por exemplo, canetas e cabine de votação, ao término de cada voto. Cabe destacar que quando ocorrer no local de votação, a apuração dos votos terá início imediatamente após o encerramento da eleição e não será interrompida até sua conclusão, observadas as medidas preventivas. Entretanto, quando a apuração dos votos ocorrer na sede do Regional, ao ser recebido na sede do Crea, o material das eleições deverá ser higienizado antes de ser apurado e os membros e assessores da CER, durante todo o período em que durar a apuração dos votos, deverão observar o distanciamento mínimo de um metro entre eles, e as recomendações preventivas ao contágio do novo coronavírus.

 

Confira o folder com as medidas a serem adotadas:

 

Serviço:


Data da eleição:
 1º de outubro de 2020
Horário: 8h às 19h
Documentos aceitos para votar:  RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira funcional expedida por órgão público, Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício da profissão; Certificado de Dispensa de Incorporação (“Certificado de Reservista”). Inclusive os digitais: Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e); Documento Nacional de Identidade (DNI); e Título de Eleitor eletrônico (e-Título)
Local de votação: eleitor tem de conferir no site do Crea em que quitou sua última anuidade (Resolução 1114/2019)

Medidas de prevenção ao coronavírus nas seções eleitorais: uso de máscara e luva, de álcool 70% e distanciamento

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo