Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselheiro do Crea-MA apresenta no Confea proposta de aprimoramento da fiscalização do serviço de telecomunicações.

Publicado: 04/11/2020 20:15 – Fonte:

O coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima, apresentou proposta do Grupo de Trabalho coordenado por ele sobre o Aprimoramento da Fiscalização do Serviço de Telecomunicações que foi aprovada por unanimidade durante a 3ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE). A reunião foi realizada na semana passada, no período de 28 a 30 de outubro, no plenário do Confea.

 

Durante a reunião foi discutida ainda a Nota Técnica da CCEEE com relação à Resolução nº 83 do Conselho Federal dos Técnicos (CFT), cujo relatório foi elaborado pela Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-MA . “Foram enviados ao Confea os relatórios das resoluções 083/2019-CFT que trata das atribuições do técnico em telecomunicações e a 106/2020, que trata das atribuições do técnico em redes de computadores”, informou.

 

Ele explicou que a resolução 111/2020, referente aos técnicos em eletrônica, será colocada em pauta para discussão na reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA, prevista para acontecer esta semana. “Em seguida enviaremos à Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica do CONFEA para que encaminhe à procuradoria jurídica do CONFEA e esta tome as providências judiciais contra essa resolução” acrescentou o coordenador.

 

Na avaliação de José Miguel de Melo, (ex-coordenador da câmara no estado do Ceará entre 2014 e 2015) e coordenador adjunto da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos, os choques de atribuições com os novos conselhos de Arquitetura e Urbanismo e de Técnicos Industriais intensificaram a atuação da Comissão Temática. “É uma discussão difícil.  Inicialmente, estamos trabalhando em relação ao CAU e ao CFT. Estamos questionando as atribuições quando da criação desses conselhos. Se é criado um conselho próprio, a lógica seria discutir as atribuições que eles tinham no nosso conselho. Deveria ter sido harmonizado nesse primeiro momento. O cenário de harmonização é muito difícil”.

 

Em relação ao CFT, o coordenador adjunto da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos informa que foi mandada uma carta-convite em nova tentativa de harmonização, em setembro desse ano, “buscando o entendimento para discutir se essas atribuições são legítimas”.  Após a ausência de manifestação por parte do CFT, o convite foi reiterado no início de outubro. “E quarta-feira,co recebemos a resposta do CFT, que, em outras palavras, nos diz que a condição para sentar conosco era que o Confea retirasse a judicialização dos processos relativos a engenheiros eletricistas e engenheiros mecânicos”, apontou José Miguel, destacando a atuação “legalista” do Confea, no sentido de que as atribuições são dadas de acordo com a formação.

 

Outras propostas

Segundo o coordenador da CCEEE, José Latrônico Filho.,a reunião também discutiu propostas relacionadas à atualização do manual de fiscalização de unidades hospitalares; cadastro de cursos de engenharia, em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). “Iremos sugerir à Comissão de Educação e Exercício Profissional (Ceep) uma otimização do programa para o levantamento de polos, escolas e cursos”, descreveu Latrônico.

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão…

Exposição de arte no CREA-MA: “Movimentos, formas e cores” por Nelson Maia

Venha conferir a exposição abstrata "Movimentos, formas e cores" do artista maranhense Nelson Maia! Nelson Maia, conhecido por suas obras…

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…
Pular para o conteúdo