Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica

Durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA em Cuiabá, o CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica.

 

Publicado: 16/08/2021 14:12 – Fonte: Assessoria de Imprensa

Durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA em Cuiabá, o CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. A apresentação ficou sob a responsabilidade do eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, atual Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA, e teve como objetivo reforçar a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nas instalações elétricas, alertando para os perigos provenientes da MP 1040/21, art. 37 que revoga a obrigatoriedade da ART para instalações até 140 kVA.

 

A dispensa da Anotação de Responsabilidade Técnica traz consigo alguns perigos: dificultará a identificação e fiscalização do responsável das instalações elétricas à medida em que a ART delimita as responsabilidades e determina claramente se o profissional executou uma reforma completa ou algumas correções na obra.

 

Também apresenta riscos na parte elétrica considerando que a partir de 0,03 amperes já existe risco de fibrilação cardíaca e a partir de 0,5 amperes risco de parada cardíaca, demonstrando o risco da eletricidade e da importância de um profissional com a devida qualificação técnica e formação profissional para garantir a segurança das instalações elétricas.

 

Durante a apresentação o Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA, eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, também alertou sobre os riscos da revogação do Salário Mínimo Profissional (SMP) que abre espaço para irreversível desvalorização profissional, aumentando o acobertamento e os possíveis casos de negligência, imprudência ou imperícia grave na engenharia.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo