O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) recebeu a denúncia que alguns dos pilares de um prédio do condomínio Barramar II, no Calhau, estão com suas estruturas ameaçadas.
Publicado: 16/08/2021 13:54 – Fonte: Assessoria de Imprensa
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) recebeu a denúncia que alguns dos pilares de um prédio do condomínio Barramar II, no Calhau, estão com suas estruturas ameaçadas. O superintendente de Fiscalização, Wesley Assis, e a assessora técnica, engenheira civil Samia Carvalho, fizeram a vistoria no local e atestaram as péssimas condições em alguns pilares, ferragens expostas com alto grau de oxidação, comprometendo toda estrutura do prédio, trazendo riscos de acidentes na edificação.
O Condomínio Barramar foi um dos primeiros blocos de apartamentos construídos em São Luís, na década de 80. São vários blocos, de cinco pavimentos cada, e quatro unidades por andar. A estrutura é de alvenaria estrutural apoiado sobre pilotis de concreto armado.
“Estamos fazendo um trabalho preventivo e de orientação”, disse o superintendente de Fiscalização do Crea-MA. “A ausência da manutenção preventiva adequada em edificação é responsável por anomalias, comprometendo as estruturas, que, por sua vez, são causadoras de danos materiais e, às vezes, pessoais. Na nossa avaliação, é preciso intervenções na edificação para evitar possíveis acidentes”, analisa a assessora técnica. O relatório de vistoria será encaminhado à Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Minas e à Comissão de Avaliação e Prevenção de Acidentes (CAPA) do Conselho, implantada este ano pelo Crea-MA, que deverá noticiar os órgãos e também a sindica do prédio da necessidade de intervenção na edificação, evitando assim possíveis acidentes.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA