Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA participa de debate sobre implantação de novas tecnologias na capital

Na ocasião, foi tratado sobre como o desenvolvimento tecnológico tem se tornado cada vez mais ágil e essencial para o crescimento das cidades.

Publicado: 16/08/2021 15:25 – Fonte: Assessoria de Imprensa

No dia 22 de julho, o Coordenador Nacional da CCEEE/CONFEA e Coordenador Regional da CEEE/CREA-MA, Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, participou de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, sobre a implantação da cobertura do 5G.

 

Na ocasião, foi tratado sobre como o desenvolvimento tecnológico tem se tornado cada vez mais ágil e essencial para o crescimento das cidades. A iminente chegada da tecnologia 5G – quinta geração de redes de comunicação móvel –, por exemplo, vai impulsionar investimentos em todo o país, inclusive em São Luís.

 

Nesse sentido, os órgãos e instituições envolvidas têm trabalhado para que seja concretizada adaptações em diversos aspectos, inclusive na legislação que determina como esse processo deve ocorrer – decreto municipal nº 46261 de 20 de novembro de 2014, que regulamenta o uso especial da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano para a instalação de estruturas destinadas a serviços de telecomunicações.

 

O Coordenador Nacional da CCEEE/CONFEA e Coordenador Regional da CEEE/CREA-MA, Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, ressaltou a importância de desburocratizar o processo de liberação de infraestrutura do 5G, sem desregulamentar, tendo em vista que, a falta de profissionais qualificados com formação em engenharia pode ocasionar acidentes.

 

Outro ponto importante, diz respeito a radiação não ionizante (RNI), estudos já demonstraram que não existe correlação entre câncer e RNI mas tem o efeito térmico e deve-se estar atento tanto a NR9 quanto a Resolução nº 700/2018-ANATEL e que as fakes news tem feito retornar esse tema, ocasionando problemas na liberação dos alvarás para as ERBs, o que gera transtornos e atrasos na implantação das tecnologias sem fio, pois desde a primeira geração e agora com a chegada do 5G os níveis de potência irradiados tem diminuído graças a demanda enorme por banda larga móvel.

 

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH, BRASSCOM, ABRINTEL, ANATEL e CNI, Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia – SEMIT também estiveram presentes.

 

#creamaranhao #todospeloCreaMaranhao #confea

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Pular para o conteúdo