Nos dias 16 e 17 de novembro aconteceu o 1º Seminário de Fiscalização em Agronomia dos Creas da região do Matopiba, em Barreiras (Bahia). No evento foram discutidas as experiências das fiscalizações dos Creas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e também contou com representantes dos Creas Goiás, Pará e Distrito Federal.
De acordo com o IBGE, em 2010 a região MATOPIBA já tinha cerca de 6 milhões de habitantes. O engenheiro agrônomo e ex-conselheiro do Crea-BA, Paulo Baqueiro, sinaliza que 19% da área é legalmente voltada para a agronomia, “por isso, o fluxo migratório para essa região é tão forte. São 337 municípios, que hoje contém em sua formação desde comunidades indígenas e quilombolas a grupos que viram nesse espaço a possibilidade de ingressar na agronomia e melhorar a qualidade de vida de suas famílias”.
Temas como Normas e Procedimentos, Fiscalização em empreendimentos Rurais, semelhanças e diferenças na fiscalização foram abordados no Seminário com o intuito das equipes trabalharem na mesma linha de raciocínio para a fiscalização dessa modalidade na região do MATOPIBA.
Na ocasião estiveram presentes o fiscal do CREA-MA, Marcelo Camilo e, o gerente de fiscalização das inspetorias, Roberto Souza, que frisou a importância de eventos como esse. “Temos tido a oportunidade de aprender com as experiências dos parceiros dos Creas no que diz respeito às práticas e expertise na área da Agronomia. É um grande desafio que nós temos pela frente, haja vista o notável potencial do agronegócio, principalmente na região sul do Estado do Maranhão”, destacou Roberto.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA