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Estratégias de comunicação para o segundo semestre são apresentadas no 4º Encontro de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua

Publicado: 11/08/2022 13:33 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Com a presença de conselheiros federais, de presidente de entidade de classe e de profissionais comunicólogos de todo o país, teve início na manhã da quarta-feira (10/8) o 4º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Comunicação é fortalecimento, é reconhecimento da identidade da marca do nosso sistema profissional”, afirmou o conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit durante a abertura dos trabalhos. Nicoleit coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema e, na ocasião, representou o presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta.

 

O gerente de comunicação do Confea, jorn. Felipe Augusto Pasqualini, explicou sobre a composição do CCM – conta com representações de todos os fóruns do Sistema e de profissionais de Comunicação dos Creas – e celebrou a realização do 4º Encom no Plenário do Confea. “Em 2020, nosso Encom foi o último evento antes da pandemia. Em 2021, foi virtual. É uma alegria muito grande retomar o formato presencial”. O superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, também estava presente.

 

Diretores do Confea, os conselheiros federais eng. mec. Michele Costa Ramos e eng. eletric. Genilson Pavão também participaram das falas de abertura. “Esses encontros técnicos são fundamentais para que haja alinhamento de ações entre o Confea e todos os regionais”, disse Michele. “Sempre fui entusiasta da comunicação”, começou Pavão. “A Comunicação do Confea está mostrando para que realmente ele existe. Mas o Confea em si não consegue fazer tudo, precisamos dos Creas. Sei que o Brasil é grande, que temos diferenças regionais e culturais, mas esse objetivo comum tem que ser ajustado. Conto com o apoio de vocês para que possamos alcançar a meta de sermos reconhecidos como uma instituição de excelência”.

 

Presentes na manhã do evento, os conselheiros federais eng. civ. Gilson Queiroz, eng. eletric. Jorge Bitencourt e geol. Mário Cavalcanti também fizeram suas contribuições. “É muito importante não deixar de fazer crítica neste momento”, pontuou Queiroz. “Vocês é que levam nossa mensagem aos profissionais, à sociedade, ao país. É salutar pontuar como melhorar o reconhecimento do nosso Sistema, que tanto contribui para a soberania da nação”, pontou Bitencourt.

 

Representando o Maranhão participou do 4º ENCOM a assessora de comunicação do CREA-MA, Abigail Cardoso, que ressaltou a importância de encontros como esse para o fortalecimento da unicidade das ações de comunicação dentro do sistema, bem como, a troca de experiências com os demais colegas para aperfeiçoamento das técnicas e estratégias de comunicação e marketing para melhor difundir as informações para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências, e sociedade em geral.

 

Ainda pela manhã, Felipe Augusto Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea, apresentou um panorama da Gerência de Comunicação do Confea e as ações de comunicação planejadas para o segundo semestre de 2022, que contemplam, entre outras, podcast, TV Confea e as campanhas de fiscalização no interior do Brasil, da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

 

Na ocasião, Pasqualini esclareceu que apesar de contar com orçamento robusto para publicidade, os recursos não são suficientes para fazer uma campanha de âmbito nacional de anúncios em televisão aberta, por exemplo. “Se fosse só Brasília, dava para fazer um projeto fantástico com esse orçamento. Mas tendo que ser nacional, em um país com dimensões continentais, considerando as diferenças entre as praças, não conseguimos, com esse valor, chegar à TV aberta, fica completamente inviável”.

 

Licitação de publicidade
No período da tarde, o procurador do Distrito Federal e advogado Evaldo Costa Barreto Júnior palestrou sobre “Licitação de publicidade no Sistema Confea/Crea”. Em sua fala, o advogado reforçou a natureza jurídica dos conselhos profissionais e, portanto, a obrigatoriedade de contratação por meio de licitações, assim como contratação por meio de concurso público e sujeição aos princípios da Administração Pública. Edvaldo ainda contextualizou os comunicadores a respeito das duas leis de licitação em vigor: “Desde 2021 temos a aplicação da Lei nº 14.133/21, conhecida como a nova Lei de Licitação, e da Lei nº 8.666/93, que vigora até 2023 caracterizando um período de transição”. O advogado ainda frisou que os conselhos não podem utilizar pregão (nem eletrônico tampouco presencial) se for prestação de serviço de publicidade porque, segundo os critérios de legislação, deve ser ‘melhor técnica’ ou ‘técnica e preço'”.

 

Estratégias digitais em destaque 

O segundo dia do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua – Encom, contou com uma palestra com dados e dicas sobre Planejamento Digital, oferecida pela publicitária Roberta Allegretti, responsável pela área de Planejamento Digital da agência contratada pelo Confea. Redes atualmente em ascensão como o TikTok e o Instagram e em decadência como o Facebook, foram objetos da conversa entre os comunicadores.

 

Dados

Durante quase duas horas, Roberta Allegretti apresentou dados como o de crescimento de usuários conectados, hoje em torno de 163 milhões de usuários. “Somos um dos países que mais tempo passa online: 10h19min, em média. Daí, a necessidade de trabalhar bem a comunicação digital”, destacou. Segundo ela, os brasileiros entram nas redes sociais para se comunicar com marcas, empresas, para assuntos de trabalho. “97% assistem a algum vídeo online por semana, 37% assistem alguma live por semana, mesmo percentual que também ouve podcast por semana, o Brasil é o país que mais ouve podcast”, disse.

 

Mútua

A apresentação do presidente da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais, eng. agr. Francisco Almeida, também movimentou o encerramento do Encom. Segundo ele, os núcleos da Mútua não se comunicavam e a maioria dos profissionais não conheciam a Mútua. “Hoje é possível ver o que cada Caixa tem no nosso portal da Transparência. Tínhamos 11 caixas com arrecadação insuficiente para a concessão de benefícios. Mas a Mútua é única, somos uma só Caixa. Com essa unidade nós passamos a servir todos os nossos profissionais. Mudamos isso e fizemos um planejamento estratégico em relação ao Divulga Mútua. Abrimos a nossa Caixa para que todos os profissionais tenham acesso aos nossos recursos, mostrando que o Sistema não cobra apenas, mas também oferece muitos benefícios. Hoje, somos um Sistema de fato”.

 

Soea

O Encontro foi finalizando com a apresentação da estrutura da SOEA de 2022 que será realizada em outubro na cidade de Goiânia, “Estamos trabalhando muito para a realização dessa Soea”, disse a secretária executiva do Comissão Organizadora Nacional do evento, Sílvia Girardi, sobre a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 4 a 6 de outubro, em Goiânia.

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