Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vitória para os profissionais do Sistema Confea/Crea

Publicado: 08/11/2022 15:13 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

A Justiça Federal do Maranhão julgou procedente o pedido dos profissionais do Sistema Confea/Crea após o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) ingressar com uma Ação Civil Pública na qual pleiteou a retificação do salário previsto no Edital 001/2022 do Concurso do Município de Estreito (MA) para os cargos de engenharia civil, agrônoma e ambiental, atendendo a Lei Federal 4.950-A. A decisão do juíz Cláudio Cezar Cavalcantes foi expedida no dia 07 de novembro de 2022, pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz-MA.

 

Na ocasião o advogado do CREA-MA, Heron Garcez, argumentou que o valor indicado no edital como remuneração fere o piso nacional para a categoria exposto nas leis federais nº 5.194/66 e 4.950-A/1966, que estabelece valor mínimo de seis vezes o maior salário mínimo vigente no país.

 

O juiz informou que a administração pública da Prefeitura não atendia ao princípio da legalidade no concurso, uma vez que a remuneração para as funções de engenharia civil, agrônoma e ambiental no edital foi estabelecida em R$ 2.428,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e oito reais) a serem pagos por 40 (quarenta) horas semanais de jornada de trabalho. Desta forma, foi determinado que a prefeitura do Município de Estreito retifique o edital do concurso no prazo de 10 dias, a fim de adequar o vencimento básico ao piso nacional.

 

Para o Presidente do CREA-MA, Eng. Civ. Luis Plécio, conquistas como esta, em defesa do exercício profissional, estão e serão cada vez mais frequentes. Investir na fiscalização de editais que contemplam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, e valorizar os profissionais são diretrizes da plataforma de Gestão 2021-2023 do CREA-MA.

 

Confira a decisão na íntegra logo abaixo:

ACP_LIMINAR_CONCURSO DE ESTREITO

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo