Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Discussão de notas técnicas fecha o 6º Enafisc na 77ª Soea

Publicado: 11/10/2022 20:29 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Foi encerrado na noite desta quinta-feira (6/10) o 6º Encontro Nacional de Fiscalização, o Enafisc, que foi realizado dentro da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia-GO. Em seu discurso ainda no primeiro dia, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, enfatizou o propósito da reunião e seu potencial de engrandecimento do Sistema. “Vocês são a nossa atividade-fim e por isso que esse encontro é tão importante. A unicidade das ações é apenas uma das diversas diretrizes que buscamos para fortalecer a nossa fiscalização. São estratégias como essa que revigoram as nossas normas internas para que as nossas ações sejam mais assertivas”, destacou.

 

Fechando as atividades, o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, conselheiro federal eng. minas Renan de Azevedo, pontuou a importância do acompanhamento das lideranças que passaram pelo auditório Lago Azul. “Foi muito gratificante porque tivemos a presença de diversos presidentes aqui durante o encontro e isso permitiu aos fiscais escutar o entendimento deles a respeito do trabalho da fiscalização e o quanto isso é fundamental para a sociedade”, disse Renan.

O conselheiro e coordenador também destacou como a realização do encontro dentro da 77ª Soea pôde ser positiva para os participantes. “Foi bastante proveitoso porque esse Enafisc agregou muito mais à Soea em termos de valorização do nosso fiscal, pois pudemos conceder a eles essa oportunidade de estar junto do profissional e do estudante nesse ambiente de tanto conhecimento e oportunidades”.

 

Notas técnicas
Em retrospectiva, o principal foco de pauta nestes dois dias de encontro foram as quatro notas técnicas apresentadas por três regiões do país que, durante o evento, trouxeram recomendações em relação a procedimentos de fiscalização uniformes, que possam ser adotados pelas demais equipes dos Creas de todo o Brasil.

 

Ainda no primeiro dia, a nota técnica debatida foi referente a Parques de Diversões e Aventura, apresentada pela região Sul. Já na quinta-feira, a região Sudeste discutiu as notas sobre Eventos Temporários e Postos de Combustíveis, e a região Nordeste fechou a pauta com a nota técnica sobre Meios de Hospedagem.

 

Renan explicou como ações dessa natureza podem unificar o Sistema. “Irão ganhar muito com essa uniformização não apenas os regionais, mas também os profissionais e a sociedade. Existe essa reivindicação antiga para que as equipes ajam do mesmo modo em todos os estados, e agora com essa iniciativa mostramos que o Sistema é único”, concluiu.

De acordo com a assessora da Ceep, eng. eletric. Cláudia Regina Machado, as discussões foram de grande pertinência para o alcance do objetivo deste encontro, que é a padronização das fiscalizações. “São temas importantes que foram abordados justamente para que se chegasse à uniformização dos entendimentos. Provocamos essas discussões de forma que as notas técnicas passassem por esse evento para serem aprovadas pelo Plenário do Confea e que possam virar uma fonte de orientação para que todos os Creas sigam a mesma direção”, resumiu. “Essas notas técnicas agora vão para a Ceep para serem estudadas e analisadas pela comissão. Assim que aprovadas, serão deliberadas e distribuídas para que as equipes de fiscalização de todos os regionais possam ter acesso a esse manual de procedimentos”, finalizou Cláudia.

 

Com data a ser definida, a sétima edição do Enafisc deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023.

Reportagem: Felipe Moreno (Crea-AL)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Weykmen Lorram, Juliana Nogueira e Marcos Vinicius Miranda

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo