Foi encerrado na noite desta quinta-feira (6/10) o 6º Encontro Nacional de Fiscalização, o Enafisc, que foi realizado dentro da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia-GO. Em seu discurso ainda no primeiro dia, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, enfatizou o propósito da reunião e seu potencial de engrandecimento do Sistema. “Vocês são a nossa atividade-fim e por isso que esse encontro é tão importante. A unicidade das ações é apenas uma das diversas diretrizes que buscamos para fortalecer a nossa fiscalização. São estratégias como essa que revigoram as nossas normas internas para que as nossas ações sejam mais assertivas”, destacou.
Fechando as atividades, o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, conselheiro federal eng. minas Renan de Azevedo, pontuou a importância do acompanhamento das lideranças que passaram pelo auditório Lago Azul. “Foi muito gratificante porque tivemos a presença de diversos presidentes aqui durante o encontro e isso permitiu aos fiscais escutar o entendimento deles a respeito do trabalho da fiscalização e o quanto isso é fundamental para a sociedade”, disse Renan.
O conselheiro e coordenador também destacou como a realização do encontro dentro da 77ª Soea pôde ser positiva para os participantes. “Foi bastante proveitoso porque esse Enafisc agregou muito mais à Soea em termos de valorização do nosso fiscal, pois pudemos conceder a eles essa oportunidade de estar junto do profissional e do estudante nesse ambiente de tanto conhecimento e oportunidades”.
Notas técnicas
Em retrospectiva, o principal foco de pauta nestes dois dias de encontro foram as quatro notas técnicas apresentadas por três regiões do país que, durante o evento, trouxeram recomendações em relação a procedimentos de fiscalização uniformes, que possam ser adotados pelas demais equipes dos Creas de todo o Brasil.
Ainda no primeiro dia, a nota técnica debatida foi referente a Parques de Diversões e Aventura, apresentada pela região Sul. Já na quinta-feira, a região Sudeste discutiu as notas sobre Eventos Temporários e Postos de Combustíveis, e a região Nordeste fechou a pauta com a nota técnica sobre Meios de Hospedagem.
Renan explicou como ações dessa natureza podem unificar o Sistema. “Irão ganhar muito com essa uniformização não apenas os regionais, mas também os profissionais e a sociedade. Existe essa reivindicação antiga para que as equipes ajam do mesmo modo em todos os estados, e agora com essa iniciativa mostramos que o Sistema é único”, concluiu.
De acordo com a assessora da Ceep, eng. eletric. Cláudia Regina Machado, as discussões foram de grande pertinência para o alcance do objetivo deste encontro, que é a padronização das fiscalizações. “São temas importantes que foram abordados justamente para que se chegasse à uniformização dos entendimentos. Provocamos essas discussões de forma que as notas técnicas passassem por esse evento para serem aprovadas pelo Plenário do Confea e que possam virar uma fonte de orientação para que todos os Creas sigam a mesma direção”, resumiu. “Essas notas técnicas agora vão para a Ceep para serem estudadas e analisadas pela comissão. Assim que aprovadas, serão deliberadas e distribuídas para que as equipes de fiscalização de todos os regionais possam ter acesso a esse manual de procedimentos”, finalizou Cláudia.
Com data a ser definida, a sétima edição do Enafisc deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023.
Reportagem: Felipe Moreno (Crea-AL)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Weykmen Lorram, Juliana Nogueira e Marcos Vinicius Miranda
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA