Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Contecc aborda novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia

Publicado: 11/10/2022 20:24 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

O auditor fiscal federal agropecuário da Coordenação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Alexander Magalhães Goulart Dornelles, palestrou no dia 5 de outubro durante a programação da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, sobre o tema “Suasa: garantindo qualidade para alimentarmos o mundo”. O encontro foi mediado pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira.

 

Em sua apresentação, Alexander pontuou que, em um país que tem o agro como base para a economia, são importantes três pontos: entender o que é defesa agropecuária; pensar na qualidade da cadeia produtiva agropecuária; entender o Brasil como o maior produtor mundial do agro até 2027.

 

“Os alimentos representam uma necessidade básica de qualquer sociedade e, assim, os órgãos relacionados direta ou indiretamente ao controle de alimentos no país devem criar mecanismos democráticos de controle social para garantir que os órgãos públicos responsáveis pelos controles oficiais de alimentos sejam efetivos”, pontuou Dornelles.

 

Dessa forma, a ideia é que a partir desse encontro seja firmada uma parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua com o Ministério da Agricultura, o que proporcionará uma série de oportunidades para os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências atenderem o mercado do consumidor brasileiro e internacional.

 

Ainda na tarde da última quarta-feira (5/10) palestrou na programação do Contecc, sobre “As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia”, o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt. A mediação foi realizada pelo também conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit.

 

Para Jorge Bitencourt, a transversalidade dessa temática impacta em todas as áreas da sociedade, seja na segurança, na saúde, na vida das pessoas e principalmente é uma questão fundamental na economia. “É necessário que sejam discutidos, deliberados e analisados mecanismos para que o Sistema garanta a formação profissional, trabalhando a independência tecnológica do nosso país, e consequentemente, o fortalecimento da economia nacional e a soberania de nossa nação”, explicou Bitencourt.

 

Concluindo sua apresentação, Jorge deixou um recado para os profissionais e estudantes: “Para fazermos um sistema que seja, além de seguro, também transparente, com acesso tanto local, quanto remoto, é preciso o aprofundamento em conceitos que possibilitem sanar os problemas”.

 

Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia e Abigail Cardoso

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo