Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste aconteceu em Salvador

Publicado: 19/09/2022 13:30 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-BA

A 5ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste aconteceu entre os dias 01 e 02 de setembro em Salvador. A reunião foi conduzida pela coordenadora do Fórum, presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, e teve a participação do presidente em exercício do Crea-CE, Fernando Galiza,  do presidente do Crea-PB, Hugo Paiva, do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena,  da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, do presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, do vice-presidente do Crea-MA, Rogério Moreira, do presidente do Crea-SE e vice-coordenador do Fórum, Jorge Silveira, além do presidente anfitrião Joseval Carqueija do Crea-BA.

 

Na abertura do evento, Carqueija reforçou a importância da reuniões do Fórum antecedendo o Colégio de Presidentes de Creas (CP), “aqui discutimos entre os Creas da região, ajustamos tudo e chegamos com a pauta bem azeitada para o CP para que seja levada ao Plenário do Conselho Federal”, reforçou Carqueija.

 

A reunião foi iniciada com o feedback da fiscalização dos Creas Nordeste, que esteve reunida na última segunda e terça-feira (29 e 30.08), também em Salvador, onde foram discutidos temas como fiscalização em festas populares, geração de energia elétrica e o poder de polícia do fiscal. Da reunião também saiu uma nota técnica para fiscalização de empreendimentos hoteleiros, “foram 18 atividades como sendo principais para serem fiscalizadas entre ar-condicionado, programa de tratamento de resíduos sólidos e elevadores”, afirmou Arildson Mota, supervisor de fiscalização do Crea-BA.

 

Sobre a fiscalização em festas populares, o presidente Carqueija reforçou a fiscalização em trios elétricos e camarotes, “já aconteceu do Ministério Público Estadual afirmar que o bloco com o trio elétrico só sairia se o Crea liberasse. São trios que precisam aguentar o peso de sua própria estrutura além de banda, convidados, existem trios com elevadores e uma série de equipamentos que são necessários ser fiscalizados”, disse o presidente baiano.

 

Um dos pontos discutidos durante o primeiro dia do Fórum foi a necessidade de aproximar a sociedade dos Conselhos através de ações mais educativas. Para o presidente Joseval Carqueija a notificação já é uma ação educativa também, “quando identificamos um problema emitimos um relatório para que seja prestado esclarecimentos, existe um prazo para apresentação. Este é o intuito, corrigir e não multar”, disse. O vice-presidente do Crea-MA, Rogério Moreira reforçou: “é importante a sociedade enxergar o Conselho como parceiro. Precisamos ter a sociedade ao nosso lado, desta forma os nossos profissionais se sentirão mais valorizados”.

 

Os presidentes Hugo Paiva do Crea-PB e Ana Adalgisa do Crea-RN, defenderam explorar mais a comunicação para estar mais perto da sociedade e do profissional, “precisamos usar a comunicação para mostrar que ao fiscalizar estamos gerando emprego”, reforçou Ana.

 

Outro ponto bastante discutido foi a manutenção da anuidade e taxas em 2023, os presidentes são a favor da manutenção dos valores, devido ao momento econômico do país, do desemprego e da falta de novas oportunidades para os profissionais, como afirmou o presidente Joseval Carqueija. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena também reforçou, “eu quero ser medido pela eficiência junto ao profissional e não pelo dinheiro que tenho em caixa. Claro que precisamos ter gestão, gerir a verba pública. Mas sou contra qualquer aumento, pois o índice de desemprego é significativo”.

 

O primeiro dia ainda discutiu assuntos como a uniformização do banco de dados do Confea e SITAC. Este último foi apresentado pelo gerente de planejamento, gestão e tecnologia do Crea-MG, Cesar Augusto.

 

A reunião segue até essa sexta-feira (02) onde os presidentes ainda vão discutir assuntos como a resolução 1008/2004 que trata de procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades, além do convênio do Sistema Confea/Crea com o Tribunal de Contas da União.

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo