Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Representantes de comissões de Ética se reúnem em evento inédito

Publicado: 27/03/2023 10:16 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

“Um marco e deverá ser um evento perene”. Assim, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, saudou o I Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética (Encace), iniciado na última quinta-feira (23/3). Com a participação de dezenas de coordenadores e assessores de todo o país, estiveram representando o Maranhão, o Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MA, Eng. Mec. Nelson Cavalcanti, o Procurador-Chefe do CREA-MA, Adv. Aécio Bezerra, e o Conselheiro Federal, Eng. Eletric. Genilson Pavão. Além de Evânio, a mesa de abertura foi composta pela coordenadora da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), eng. mec. Michele Costa; pelo coordenador adjunto da Comissão, eng. eletric. Sérgio Maurício, pelo membro da Ceep, eng. agr. Cândido Carnaúba Mota, e ainda pelo coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho.

 

Fluxograma

Na apresentação de abertura do Encontro, Sérgio Maurício detalhou o “Fluxograma ideal do encaminhamento do processo ético”. “O adjetivo ‘ideal’ é um desejo”, disse. “Quando a gente alcançar o ideal, fica sem perspectiva de vida. Nessa ótica, boa parte dos senhores e senhoras já tem conhecimento desse fluxo. Mas para aqueles que ainda não tem muita afinidade tomarem conhecimento e os demais refrescarem a memória”. Assim, comentou que “a Resolução 1.004/2003 (regulamento da condução do processo ético-disciplinar) é o real manual de condução do processo ético-disciplinar. Se tiver alguma dúvida do manual, consulte-se a 1.004”, referindo-se ao manual orientativo aprovado pela Decisão PL 1089/2012.  “É um instrumento muito bom para a condução do processo, mas, na dúvida, vai na 1.004”, reiterou.

 

Em seguida, apresentou o fluxograma simplificado do processo ético, iniciado no protocolo da denúncia, seguido pela análise e instrução do processo para dar um balizamento à câmara. “O processo tem que terminar na câmara com o julgamento final, após os recursos ao Crea e ao Confea”, antecipou. “Todo prazo só começa quando o documento é incluído no processo, e não na data em que ele foi emitido ou recebido pelo protocolo”, destacou, remetendo novamente ao início do processo.

 

Sérgio Maurício afirmou ainda que a Comissão de Ética tem a prerrogativa de solicitar diligências. “Deve ser usada sempre que houver a mínima dúvida em relação ao procedimento do processo. Óbvio que temos que ter cuidado com a prescrição”, comentou. Tomando como referência sua experiência à frente da Comissão de Ética do Crea-SE, Serjão, como é conhecido o conselheiro federal, destacou a necessidade de ponderar os prazos às realidades locais.

 

Para o Procurador-Chefe do CREA-MA, Adv. Aécio Bezerra, “foi muito gratificante participar do primeiro encontro de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética, momento em que tivemos a oportunidade de buscar uma unicidade de entendimentos, quanto a eventuais situações de infrações, bem como é muito enriquecedor compartilhar experiências”, afirmou.

 

A etapa da instrução da comissão de Ética profissional para a realização de oitivas também foi comentada pelo coordenador adjunto da Ceep. A análise e elaboração dos quesitos por parte do conselheiro relator; coleta de depoimento das partes (denunciante/representante e denunciado/representado); realização de diligências, se assim entender o relator, e elaboração de relatório e parecer foram os pontos sugeridos. “O relatório tem que se ater aos fatos, corrigir itens que a câmara entendeu equivocadamente e analisar a prova de todos os aspectos da denúncia e a resposta do denunciado para aquele item”, enfatizou.

 

No período da tarde, a analista da Gerência de Planejamento (GPG), Pricila Fraga, falou sobre o “Novo modelo de atuação do Sistema Confea/Crea – gestão por resultados como meio para entrega de valor”. Na ocasião, Fraga detalhou a Agenda Estratégica do Sistema, que tem como diretriz aprimorar os processos de trabalho de registro e acervo, fiscalização e atendimento no Sistema. Para tanto, a orientação é de que haja transformação digital dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea, visando a desburocratização, otimização de recursos e ampliação do acesso pelos usuários e sociedade.

 

Prescrição de processos é tema durante último dia do encontro

 

O último dia do 1º Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética (1º Encace) contou com a participação do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. Ao abrir os trabalhos na manhã desta sexta-feira (24/3), Krüger ressaltou a importância dos encontros técnicos, que reúnem funcionários e conselheiros dos Creas de áreas específicas. “Temos encontros nas áreas de fiscalização, informática, jurídico, atendimento, contabilidade, comunicação e muito mais”.

 

De acordo com Krüger, o intuito de eventos do tipo é atingir a unicidade de ação em todos os estados. “Queremos fazer essa grande mudança que a sociedade pede, mas que principalmente os profissionais nos solicitam no dia a dia”. Krüger orientou os participantes a não se limitarem aos temas dos processos éticos, mas abordarem também as ocorrências do dia a dia.

 

Na ocasião, o presidente do Confea fez, ainda, um apelo sobre prazos processuais. “Muitas vezes, eles chegam aqui com um ou dois meses para prescrever. O sistema profissional tem que rodar essas processos com a maior celeridade possível, se não, não podemos criticar a morosidade do judiciário”.

 

No período da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos para analisar processos de denúncias, cada grupo ficou responsável por avaliar um processo diferente e emitir um parecer. Ao final do dia, todos os pareceres foram discutidos em conjunto. Segundo o Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MA, Eng. Mec. Nelson Cavalcanti, a dinâmica foi muito proveitosa à medida em foram identificadas as “dificuldades encontradas pelos diversos Creas na aplicação do Código de Ética Profissional, e com isso buscar um entendimento mais sistêmico”, finalizou o coordenador.

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo