Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confea e ONU estudam parceria com foco no desenvolvimento mundial

Publicado: 11/04/2023 12:43 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Em diálogo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Confea busca apoio da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborar projeto de cooperação internacional capaz de colocar as capacidades do Sistema Confea/Crea a favor do progresso mundial, como explica o conselheiro federal Genilson Pavão. “Esse é um passo muito importante na gestão do presidente Joel Krüger, que irá levar a diplomacia brasileira a outro patamar, considerando que a proposta é colocar as coordenadorias de câmaras especializadas e a Engenharia brasileira à disposição para contribuir com a internacionalização das ações do PNUD com foco no desenvolvimento de outros países”, enfatiza o engenheiro eletricista que integra a diretoria do Conselho.

 

O projeto avançou na última semana, quando o conselheiro – acompanhado do superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, e da assessora da área Rosângela Simonetti – participou de reunião com representantes do PNUD. Entre eles, a representante residente assistente para o Programa, Maristela Marques Baioni; o líder de projetos econômicos e sociais, Cristiano Prado; e a oficial do Programa, Maria Teresa Amaral.

 

Ao grupo, Pavão falou do funcionamento do Sistema, enfatizando os resultados dos trabalhos das coordenadorias de câmaras especializadas, a exemplo do que poderá ser efetivado para ajudar as nações a construírem uma vida melhor para as pessoas.

 

Receptiva ao projeto, a representante Baioni sinalizou que a iniciativa do Confea “é um grande avanço, tendo em vista a capilaridade do Sistema e o tipo profissional envolvido, diretamente ligado às inovações e desenvolvimento econômico e social”. Confirmou ainda a viabilidade do acordo, que segue o Decreto 5151/2004, além de outros normativos federais e internacionais. Como exemplo prático, citou parcerias recentes em andamento, como o Programa Justiça 4.0 firmado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Baioni enfatizou que os projetos realizados de forma colaborativa com o PNUD resultam em desenvolvimento de capacidades institucionais, gestão pública e inserção de organizações no cenário internacional. Segundo a representante do programa, o governo brasileiro passou a prestar cooperação ao exterior por meio do compartilhamento de experiências e boas práticas acumuladas, tendo como base os princípios da chamada Cooperação Sul-Sul (CSS).

 

Em resposta, o superintendente e a assessora do Confea detalharam o status do projeto, esclarecendo que todos os produtos estão definidos no Plano Institucional 2021-2023 da autarquia, possuem orçamento aprovado no Plano Plurianual 2023-2024 e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2023-2025, e cumprem o que estabelecem os acórdãos 1925/2019 e 303/2020 exarados pelo Tribunal de Contas da União.

 

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo