Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Painel debate transição energética com inovação e sustentabilidade

Publicado: 14/08/2023 13:46 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

 

A transição energética foi um dos temas centrais tratados no encerramento da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta sexta-feira (11/8), em Gramado/RS. Uma série de palestras abordou os desafios e avanços relacionados à mudança para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

 

A primeira palestra do painel foi conduzida pelo eng. minas João Hilário de Souza, diretor da Associação Brasileira de Recursos Minerais (Abremi). Ele discutiu sobre matérias-primas para a transição energética, especialmente os minerais estratégicos como o lítio. O assunto abriu um diálogo sobre a importância de recursos minerais na busca por alternativas energéticas mais amigáveis ao meio ambiente.

O palestrante frisou a importância do investimento e uso da tecnologia já existente no Brasil para a comercialização das matérias-primas como o lítio, nesse processo de transição energética. “Temos toda a tecnologia para chegar e entregar matéria-prima já tratada e pronta para fabricantes de bateria, mas estamos voltando a nossa indústria para a exportação de pedra, com cerca de 3% de lítio em cada uma. Temos que abrir o olho para isso”, comentou João.

 

Tração elétrica
Na sequência, o engenheiro mecânico Erwin Werner Teichmann, chefe do Laboratório de Automação da Soldagem e Laser e professor pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), falou sobre a evolução tecnológica e a utilização dos veículos com tração elétrica.

 

Em sua explanação, Erwin deu um panorama sobre a utilização de energia renovável no mundo, abordou o aumento da utilização de veículos elétricos e o futuro desse modelo, além de apontar para o potencial que o Brasil possui na indústria da energia sustentável. “Nós temos uma matriz predominantemente construída com energia sustentável. Vimos um crescimento muito grande na energia eólica e temos um potencial na matriz solar. Tudo isso é interessante para entendermos como a mobilidade elétrica pode ser muito importante para o nosso país”, argumentou.

 

Papel do poder público
Em seguida, o engenheiro eletricista Xangai Oliveira, diretor técnico da BRO Energia, assumiu a tribuna para discutir o papel do poder público no processo de transição energética no Brasil. Nesta apresentação, o palestrante mostrou que a importância desse processo para a administração pública está baseado no fomento como forma de conhecer a área e “pavimentar” o seu setor legislativo, na eficiência, objetivando a economia do dinheiro público, consumo de energia consciente e geração de empregos, além da promoção de parceiros institucionais. Foi pontuado também que diversos municípios brasileiros já estão nesse processo de transição energética, principalmente vindo do setor público, e isso mostra que a tendência é que esse movimento se amplie cada vez mais.

 

Aspectos éticos
A engenheira civil Carmem Eleonôra Amorim Soares, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), encerrou o painel, falando sobre os aspectos éticos e sociais relacionados à sustentabilidade na transição energética. A discussão visou destacar as vantagens e desvantagens do uso das energias renováveis, danos ao patrimônio cultural em geral no processo de transição, a importância de investir na profissionalização daqueles que manipulam essas energias, entre outros elementos que envolvem o tema.

 

“Nossa tecnologia ainda é insuficiente, mas queremos que melhore. É um compromisso que assumimos como profissionais, engenheiros e técnicos, de melhorar a tecnologia, pois devemos transferir para nossas equipes os conhecimentos envolvidos nessas novas tecnologias renováveis”, declarou Carmem sobre a necessidade de atualização e evolução dos profissionais e das formas de trabalho no contexto de transição energética.

 

Após as apresentações, houve um momento de debate e espaço para perguntas com os palestrantes e os participantes, moderado pelo conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt.
A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é reconhecida por oferecer um ambiente de discussões, networking e troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes das áreas envolvidas. A temática da Transição Energética é de extrema relevância para a construção de um futuro mais sustentável, no qual as fontes renováveis de energia desempenham um papel fundamental na mitigação dos impactos ambientais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea
Fotos: Studio Feijão & Lentilha

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Pular para o conteúdo