Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Depois de muita tecnologia, Soea se despede de Gramado e lança 79ª edição

Publicado: 14/08/2023 16:56 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Foram 5625 participantes, entre profissionais, estudantes, pesquisadores, engenheiros, agrônomos e demais especialistas das geociências, que atenderam a quase 160 palestras divididas em 78 painéis. Um prêmio Nobel da Paz esteve em Gramado, RS, nesta semana e uma engenheira da Nasa conversou com estudantes. Esse é um resumo do que foi a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que se encerrou na noite desta sexta-feira, 11/8. A 79ª edição será realizada na capital baiana, de 7 a 10 de outubro de 2024, ano em que a cidade completa 475 anos.

 

Em seu último discurso em Soea à frente do Confea, o presidente Joel Krüger listou os pontos altos desta edição. “A Soea de Gramado alcançou o maior número de participantes da história, a quem ofereceu uma programação com temas estratégicos tanto para nossos profissionais  como para o país”, frisou. A transversalidade dos temas que abrangem políticas públicas foi a linha mestre dos “debates que discutiram o presente e apontaram caminhos que podem ajudar o país na conquista da soberania em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional”.

 

Sobre os assuntos da agenda global, Krüger lembrou que o Prêmio Nobel Rattam Lal ensinou sobre agricultura e sustentabilidade para o planeta, apontando novos conceitos e a importância do tema para o mundo. “Ficamos orgulhosos e felizes em ouvir do Prêmio Nobel, que ‘nunca tinha visto um evento tão grandioso e bem organizado, com tantos engenheiros reunidos debatendo importantes assuntos’. Tenho certeza de que cada palavra do mestre Rattam Lal tem um profundo sentido e muito conhecimento”, comentou.

 

A participação do engenheiro e meteorologista Carlos Nobre, um dos nomes mais conhecidos da ciência brasileira no mundo foi citada, assim como a presença da engenheira mecânica Aprille Jay Ericsson foi exaltada. “A primeira afro-americana a obter o título de PHD em Engenharia Mecânica pela Nasa nos apresentou sua experiência”, acrescentou Krüger.

 

Também foi evidenciada a forte presença dos parceiros internacionais, como a Federação Mundial de Organizações de Engenharia, Ordem dos Engenheiros de Portugal, União Pan-americana de Associações de Engenheiros, Sociedade de Engenheiros da Bolívia e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. “São entidades que ajudam o Confea a pensar a estratégia de internacionalização”.

 

Destaque para o novo marco do Programa Mulher. “A missão dada na Soea do ano passado foi cumprida. Das 27 unidades federativas, 20 já têm entidades de mulheres profissionais”, citou, sendo aplaudido pela plateia, que também comemorou a proposta de instituição do Crea Baby para aumentar ainda mais a participação das mulheres na Soea da Bahia. Além disso, o Confea assinou a adesão à “Certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em conjunto com o Instituto Nós Por Elas. “Nosso objetivo é estabelecer o compromisso de envidar os esforços necessários para divulgação e implementação do Selo de Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências”, assegurou o presidente.

 

Joel ainda parabenizou o Crea Jr, que existe há 23 anos, e é o futuro dos jovens profissionais do Sistema Confea/Crea. “Estamos empenhados na tramitação do PL 1024, que inclui o programa na estrutura do Sistema por meio de alteração da Lei 5194/66. Vocês são a garantia de um futuro próximo e brilhante”, disse.

 

A presidente do Crea-RS, Nanci Walter, anfitriã da 78° Soea, agradeceu a participação de todos. “É hora de dar um até logo, guris e gurias. Neste momento, os sentimentos que vêm à mente são gratidão e orgulho em ver que a Semana da Engenharia e da Agronomia de Gramado foi palco de tantos encontros, debates, palestras, discussões sobre os mais diversos assuntos e que foram levados para as rodas de conversas. Pessoas diferentes com ideias convergentes no mesmo ambiente em prol de um objetivo: a inovação para o desenvolvimento sustentável, não só do nosso país, mas para todos. Assuntos e temas de extrema relevância transitaram por todas nossas querências. Nossa tradição agora faz parte da vida de cada um de vocês à medida que curtiram o churrasco e o chimarrão. Mas que barbaridade, guris e gurias, uma prosa sem um bom entrevero não existe. Depois é correr para o fandango e a milonga, já que todo pesquisador tem uma trilha sonora. A nossa representatividade é uma das nossas façanhas. Enfim, colegas, espero que todos saiam daqui com a certeza de que nossas atividades mudam vidas, transformam e melhoram nossas vidas. A tecnologia pode existir sim, vimos aqui assuntos sobre inteligência artificial e metaverso, mas temos uma certeza, de que nada disso existe sem a nossa participação, sem a participação dos nossos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que conseguimos fazer o melhor uso de tudo isto. Quem ganha é a sociedade. Saímos maiores e melhores em tudo!”, finalizou Nanci agradecendo ainda na ocasião toda sua equipe do Crea-RS que contribuiu para o sucesso do evento.

 

Em seguida, foi o momento de fazer a passagem da bandeira da Soea para o próximo anfitrião do evento: o Crea-BA. O presidente do regional baiano, eng. agrim. Joseval Costa Carqueija, ponderou o que leva um presidente de Crea a levar este grandioso evento ao seu estado. “E depois desses três dias intensos de conteúdo valioso para os profissionais do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo, entendi que levamos o evento para o nosso estado para realizar tudo isso. Na 79ª Soea levaremos tecnologia e todo o conhecimento das áreas das Engenharia, da Agronomia e das Geociências para os profissionais da região e do Brasil, por isso sinto orgulho de ter ofertado a Bahia para essa realização grandiosa. Em 2024 receberemos todos vocês com orgulho, carinho e amor, assim como fomos muito bem recebidos aqui. É um compromisso que assumimos e compartilho com todos essa vontade de bem recebê-los”.

 

O secretário de Turismo da Bahia, eng. civ. Maurício Bacelar, convidou o público a participar da próxima edição. “Com um povo hospitaleiro e pontos turísticos, teremos um palco para debates da categoria”, anunciou o engenheiro civil por vídeo.

 

Presente à solenidade de encerramento da 78ª Soea, o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), o eng.  José Vieira, saudou as lideranças presentes em nome da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi) e dos profissionais estrangeiros vindos da Bolívia, Argentina, Itália, Angola e Moçambique, que prestigiaram a Soea. Ao encerrar seu discurso, Vieira recorreu às palavras do poeta Fernando Pessoa para se expressar: ” ‘O valor das coisas não se mede pelo tempo que duram, mas sim pela intensidade com que ocorrem’. Essa citação define esses quatro dias que compartilhamos aqui em Gramado. Expresso, assim, meu profundo agradecimento a todos”, finalizou o presidente da Fmoi.

 

Carta de Gramado
Ao iniciar seu discurso, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. agr. Kleber Sousa dos Santos, comemorou os 96 anos da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), entidade que, além de integrar o Cden, tem Kleber como seu presidente.

 

Em seguida, proferiu a leitura da Carta de Gramado, um documento oficial que consolida a posição do Sistema diante das discussões da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) em temas relacionados à soberania nacional. A Carta deste ano enfatiza que as Engenharias formam a base do desenvolvimento tecnológico, enquanto a Agronomia desempenha um papel vital na garantia da segurança alimentar em um mundo afetado pelo crescimento populacional e pelas mudanças climáticas. Além disso, o documento ressalta a importância da Geologia, da Geografia e da Meteorologia para a compreensão e proteção da Terra, visando um futuro mais seguro e sustentável.

 

Sousa concluiu destacando o papel preponderante do Sistema Confea/Crea e Mútua, com o respaldo das entidades de classe, ao assumir uma posição de liderança e fomentar essa valorização, que é tão crucial quanto significativa para a sociedade brasileira. “Embora distintas em suas áreas de atuação, as Engenharias, a Agronomia, a Geologia, a Geografia e a Meteorologia apresentam uma série de interconexões e sinergias. O progresso da humanidade depende do contínuo desenvolvimento dessas áreas e do reconhecimento de sua importância na construção de um mundo melhor”, finalizou o coordenador do Cden.  Leia a íntegra da Carta de Gramado, que foi aprovada sob aplausos do público.

 

Em sua fala, o conselheiro federal e coordenador do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), eng. agr. Luiz Lucchesi, que também é coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea, a Ceap, agradeceu fortemente o empenho dos envolvidos no Contecc e trouxe à tona como o evento pode impulsionar positivamente a educação do país. “Não poderia deixar de enfatizar a grande oportunidade que tivemos de interagir, como sistema profissional, com o sistema educacional brasileiro. Isso através de um grande trabalho da equipe que possibilitou sessões simultâneas e de alta qualidade, além de também selecionar o que poderíamos trazer de melhor para os participantes deste evento”, disse.

 

Ainda enaltecendo a realização do Congresso Técnico-Científico, Lucchesi agradeceu pelos mais de 400 trabalhos recebidos e já se colocou a disposição para a próxima edição, a ser realizada no estado da Bahia. “Agradecemos e parabenizamos não apenas aos 24 selecionados, mas também a todos que enviaram seus trabalhos e compartilharam conosco o que há de mais desafiador e moderno para a Engenharia, Agronomia e Geociências. Essa é a gama de competentes profissionais e estudantes que estão fazendo da nossa educação ainda mais poderosa. Seguimos à disposição e preparados para a próxima edição do Contecc que, sim, começa hoje. Obrigado”, concluiu.

 

Em sua fala, o diretor-presidente da Mútua, Francisco Almeida, agradeceu a participação de todos e frisou que a 78º Soea foi a melhor edição de que participou. “Gratidão à presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter pela recepção, por mostrar a todos a riqueza do Rio Grande do Sul. Parabenizo os funcionários do Confea, do Crea-RS e da Mútua pelo empenho nesta semana. Não poderia deixar de ressaltar a participação dos palestrantes patrocinados pela Caixa de Assistência que enriqueceram a 78º Soea. Por fim, que Deus nos ilumine cada vez mais, para que possamos mostrar a sociedade que somos os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil”, disse.

 

Destaques finais foram direcionados ao corpo funcional, em especial aos envolvidos que se tornaram uma só equipe ao somar esforços do Crea-RS e do Confea para a realização da 78ª Soea. Joel ainda homenageou a funcionária do Crea-TO Gleice Kelly, que mesmo com a saúde debilitada esteve atuante durante todo o evento. A solenidade foi encerrada com a apresentação de capoeira trazida pelo Crea-BA: “A ideia é que vocês já entrem no clima e na energia da Bahia e se preparem para a 79ª Soea”, afirmou o presidente do regional baiano

 

O total de área construída de evento em Gramado foi de 26 mil metros quadrados. Esta foi a Soea mais sustentável já realizada. Na triagem de resíduos realizada às 12h de 11 de agosto, o total do evento tinha sido de 1,4 mil kg de rejeito tratado, 128 kg de plástico enviado para reciclagem, ao lado de 338 kg de papelão, 248kg de lona vinílica e 150 kg de vidro. No ano que vem, a Soea será realizada em Salvador, Bahia, de 7 a 10 de outubro! Nós nos vemos lá!

Reportagem: Anna Jéscika Araújo (Crea-PI), Débora Pereira (Crea-PR), Felipe Moreno (Crea-AL), Fernanda Pimentel (Confea) Julianna Curado (Confea) Suelen Viana (Crea-RO)
Edição: Beatriz Leal (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea
Fotos: Studio Feijão e Lentilha e Marck Castro/Confea

 

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo