Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CEF testa sistema de votação para 17 de novembro

Publicado: 30/10/2023 13:02 – Fonte: Assessoria de Comunicação do Confea

“Todos estejam convidados a fazer história no Sistema Confea/Crea e Mútua. Estas são as primeiras eleições gerais do Sistema pela rede mundial de computadores”, disse o coordenador da Comissão Eleitoral Federal, eng. civ. Daltro Pereira, na abertura do bem-sucedido teste do sistema de votação eletrônica para as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 17 de novembro. Pouco antes, na abertura da sessão plenária 1.654, na última quarta-feira (25/10), Daltro havia sido um dos engenheiros civis homenageados pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, pela passagem do Dia do Engenheiro Civil, da Construção e do Patrono da Engenharia Civil, Frei Galvão.

 

A condução do teste coube ao diretor da Webvoto, empresa responsável pelo sistema de votação eletrônica, Alexandre Ross Swioklo. “Realizamos eleições em diversos conselhos, disse, citando entre as eleições realizadas apenas este ano as eleições dos conselhos federais de Enfermagem e Medicina e, em breve, a eleição do Conselho Federal de Contabilidade. “A aplicação que vocês vão utilizar na eleição de vocês é uma pequena variação da utilizada nessas outras eleições. Implementamos algumas melhorias solicitadas pela Comissão Eleitoral Federal”, disse, apresentando detalhes sobre os procedimentos prévios ao processo eleitoral.

 

Alexandre Swioklo esteve acompanhado por Fernando de Pinho Barreira, CEO da The Perfect Link, empresa responsável pela auditoria não apenas do sistema de votação, mas também de todo os procedimentos relacionados à eleição, inclusive seus processos administrativos. “A The Perfect Link está conosco desde o início dos processos eleitorais eletrônicos, em 2021, enquanto a Webvoto vem sendo contratada desde o ano passado”, informa a assessora da CEF, Talita Machado.

 

Confira a relação dos cargos em disputa para as eleições gerais de 2023.

 

Com eleitores previamente cadastrados, definidos por decisão plenária, participaram do procedimento: conselheiros federais, presidente em exercício do Confea, diretor-presidente em exercício da Mútua, coordenador do Colégio de Presidentes, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), superintendente Administrativo e Financeiro, superintendente de Estratégia e Gestão, superintendente de Integração do Sistema, gerentes regionais do Confea, gerente de Tecnologia da Informação, equipe de assessoramento à CEF e equipe de fiscalização da contratação.

 

Ao valorizar a sinergia do processo de voto, o CEO da The Perfect Link, Fernando de Pinho Barreira, destacou que a empresa teve a oportunidade de fazer as primeiras eleições eletrônicas de várias categorias profissionais. “Com o Sistema, não será diferente. Esta é a primeira eleição do Confea, mas os senhores já estão familiarizados com ela em outros pleitos mais segmentados. Tenho certeza de que será uma boa experiência para toda a categoria. Nós vamos acompanhar esse teste, mas a auditoria em laboratório vem aplicando uma série de testes mais complexos que abrangem a totalidade do que pode ser previsto em um evento eletrônico pela internet”, disse, enfatizando a importância da homologação do sistema e que o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua foi o mais abrangente em que a The Perfect Link atuou. “Participamos de todos os seminários eleitorais, comunicando com vários segmentos da atuação do Sistema”, disse.

 

Ao final do procedimento, o presidente em exercício do Confea destacou o sucesso do procedimento. Já na abertura dos trabalhos, Evânio Nicoleit cumprimentou todos os engenheiros civis brasileiros, nominando os conselheiros federais Daltro Pereira, Neemias Barbosa, Carmem Petraglia, o diretor geral da Mútua, Carlos Vilhena, o presidente do Crea-SE, Jorge Silveira; presidente do Crea-CE, Emanuel Maia Mota; a presidente em exercício do Crea-PB, Carmen Eleonôra; presidente em exercício do Crea-SP, Mamedes Júnior; presidente em exercício do Crea-RN, Jorian Alves de Morais e o assessor da presidência do Confea, Samuel Ribeiro.

 

Detalhes do processo eleitoral eletrônico
Confira a seguir alguns aspectos gerais do primeiro processo eleitoral eletrônico do Sistema Confea/Crea e Mútua:
•    No dia anterior ao início da votação, é gerado o par de chaves
de chaves criptográficas que permitem a encriptação dos votos
•    A chave privada gerada pelo aplicativo fica em poder da Comissão Eleitoral Federal
•    A chave privada que permite revelar o resultado dos votos só é passada para a Webvoto ao final da eleição
•    Uma vez gerado o par de chaves, a chave pública é inserida no sistema
•    Cerca de meia hora antes da votação é realizada a “zerésima”, realizando a apuração da eleição antes do início da eleição.
•    O resultado é arquivado para facilitar a auditoria
•    Qualquer procedimento mais importante do sistema precisa ser feito com o certificado digital
•    Durante o processo eleitoral, será possível acompanhar a evolução percentual da participação, tanto em nível nacional como regional
•    Zerésima, apuração e voto são documentos eletrônicos com vali
•    A apuração não é instantânea porque, nesse momento, todos os “logs” são validados, tendo sua integridade verificada
•    O tempo da apuração é inferior a dois minutos
•    É feito então o relatório da eleição, com certificação digital
•    Os resultados serão individualizados entre os Crea e também por inspetorias

 

Teste do processo eleitoral
Durante o teste, as pessoas habilitadas receberam e-mails com a senha para votação. “Esse processo é exatamente como no dia da eleição. Vão ser enviados e-mails com as senhas para todos os eleitores. Caso ele não receba, ele sempre pode se dirigir ao site da eleição onde, além da senha enviada pelo e-mail, existem diversas outras maneiras de o eleitor se autenticar. Ele pode pedir uma nova senha que vai ser enviada ou para o e-mail ou para o SMS cadastrado. Ele pode também se autenticar com o certificado digital ICP Brasil e também com o gov.br”, descreveu Alexandre Swioklo.

 

O diretor da Webvoto ressaltou que, caso não se queira utilizar a senha, é possível autenticar-se com o certificado digital, certificado em nuvem ou ainda receber o PIN para votação pelo SMS ou e-mail.

 

Janela da Transparência
No próximo dia 6 de novembro, os representantes das duas empresas que participam do processo eleitoral do Sistema descreverão aspectos técnicos da segurança do processo eleitoral, inclusive com acesso ao código fonte da aplicação, aos representantes das chapas, no evento chamado “Janela de Transparência”.

 

Além de Daltro, a titularidade da Comissão Eleitoral Federal é composta ainda pelos conselheiros federais eng. agr. Daniel Galafassi (coordenador adjunto); eng. mec. Michele Costa; eng. mec. Lucas Carneiro e eng. eletric. eletron. Genilson Pavão. A CEF tem a analista Talita Machado como assistente e a assessoria jurídica do procurador jurídico João de Carvalho.

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea

 

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo