Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operação em conjunto dos Creas fiscaliza região do Matopiba.

12 de fevereiro de 2020.

foto 1

      Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) estão fiscalizando cerca de 30 fazendas da região do Alto Parnaíba e Tasso Fragoso durante toda esta semana. A ação faz parte de uma operação especial que está sendo deflagrada na região do Matopiba, tendo como principal alvo verificar o exercício ilegal da profissão.

    No Maranhão, os fiscais estão fazendo um trabalho orientantivo, explicando aos proprietários a importância de ter um profissional habilitado, coletando informações das fazendas, identificando os responsáveis técnicos na prestação de assistência técnica e manutenção do maquinário agrícola, além da fiscalização em obras e rede elétrica de linha de transmissão. “Estamos usando tablet´s adquiridos pelo Crea para registrar as rotas e os pontos que correspondem aos empreendimentos visitados com o fim de gerar uma base de dados referente à fiscalização na modalidade Agronomia”, explicou o gerente de Fiscalização das inspetorias do Crea-MA, engenheiro agrônomo Roberto Souza, que está acompanhado dos fiscais Antônio Nelson e Joedson Martins.

      Os pontos marcados no mapa utilizado no app Locus foram gerados pelo coordenador da fiscalização do Crea Bahia em parceria com a superintendência do Crea MA, baseado em imagens de satélite para nortear a fiscalização a localizar possíveis propriedades com área de cultivo implantada.

       O superintendente do Crea-MA, engenheiro mecânico Wesley Assis, informou que a previsão é de que no próximo mês sejam deflagradas outras operações de fiscalização nas regiões de Balsas, Imperatriz, Acailândia e Chapadinha. “ Na semana passada os fiscais do Maranhão acompanharam uma equipe da regional da Bahia em fiscalizações voltadas exclusivamente para empreendimentos agrícolas e fazendas e agora as ações estão sendo realizadas no Maranhão com o conhecimento adquirido pelos nossos fiscais”, explicou ele.

       Os campos de produção visitados contemplam as culturas da soja, milho e também milheto, quase na fase de colheita em sua maioria.

      O presidente do Crea-MA, engenheiro eletricista Berilo Macedo, ressaltou que o órgão está ampliando a fiscalização para outras modalidades, a exemplo da Agronomia, pois a maioria das fiscalizações acontece na área da engenharia civil. “Nos últimos dois anos aumentamos em 39,5% as ações de fiscalização e no ano passado foram realizadas 5.272 fiscalizações. Em 2017 foram 3.780 fiscalizações”, disse Berilo Macedo.

 

foto 2

 

Matopiba  

       A operação especial voltada para a área do Matopiba teve início na Bahia, no dia 02 de fevereiro e vai se estender até o dia 15 de fevereiro. Conta com as equipes dos Crea´s do Maranhão, Tocantins e Bahia, além do Pará, que está acompanhando as ações para adquirir experiência.

       A expressão Matopiba resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo