Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Fiscalização é DNA do Sistema Confea/Crea”, afirma Joel Krüger.

18 de dezembro de 2019.

encontro fiscaliza

    Falando por mais tempo do que o habitual e alterando a composição da mesa coordenadora dos trabalhos na medida que conselheiros federais entravam no plenário, presidente do Confea, o eng. civi Joel Krüger participou da abertura da 1ª Reunião Nacional de Fiscalização, na manhã da 3ª feira 17/12.

    Aplaudido quando anunciou que em 2020 pensa em fazer dois encontros nacionais da área de fiscalização, Krüger afirmou que considera a atividade: “o DNA do Sistema Confea/Crea”. Ele também justificou o movimento na composição da mesa dizendo que seu propósito era destacar a atuação de cada um na direção do Confea:  “Eles viabilizaram os encontros regionais e nacionais de todos os fóruns e segmentos do Sistema Confea/Crea realizados em 2019. Eles também planejaram e o plenário aprovou a implantação do  Programa de Demissão Voluntária, o PDV.

80722685_2836892589695259_1353119027014139904_o

Do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), participou o  Superintendente de Fiscalização do Crea-MA, Wesley Assis, 

Frentes de batalha

   Num dia em que sua agenda no Confea registra também a participação na reunião do comitê gestor do “Programa Mulher”, Joel Krüger destacou, durante a abertura da reunião da fiscalização as “diversas frentes de batalha que o Sistema Confea/Crea tem enfrentado”, como a decisão do Banco Central que  dispensa a avaliação presencial de imóveis a serem financiados pelo BC e a PEC 108 – que trata da natureza jurídica dos conselhos profissionais que passariam de pública para natureza privada.

   “Esse é um ataque forte que estamos sofrendo e temos trabalhado para evitar que seja aprovada como está e se possível derrubá-la”, informou.

   Para o presidente do Confea, “o trabalho silencioso da fiscalização não está sendo considerado. Um trabalho que somou 550 mil fiscalizações em 2018, ano que os fiscais do Sistema percorreram oito milhões de quilômetros”, ponderou antes de afirmar que  essas ações evitaram desastres”.

 

Eficiência e eficácia

   Depois de historiar sobre sua atuação no Sistema Confea/Crea, Krüger revelou que a preocupação com a qualidade eficiência e eficácia da fiscalização exercida pela entidade existe desde quando presidiu o Crea-PR:

    “Trouxemos essa preocupação para o Conselho Federal porque sabemos que é um setor que precisa ser melhorado de forma contínua em função mesmo da alta complexidade de determinados empreendimentos”. 

    Joel Krüger lembrou que já em 2018 o Confea tomou providências para melhorar a fiscalização exercida pelos Creas: “mudamos o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) possibilitando que os recursos por ele oferecidos pudessem ser utilizados também para a fiscalização”, disse. Com relação às demandas dos regionais quanto a Tecnologia da Informação (TI), Krüger falou da equipe que trazida ainda no ano passado já apresenta resultados significativos em termos de elaboração da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nacional.

    O presidente do Confea disse ainda que a “reunião permite troca de experiências, o debate conjunto para viabilizar novos recursos, além dos financeiros, uma nova resolução, por exemplo”.

    Além do próprio Joel, a mesa que recepcionou os 35 participantes da reunião foi formada pelo eng. agr. Annibal Margon, conselheiro federal e coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), pelo eng. eletric. Edson Delgado, vice-presidente do Confea, Ronald Santos, eng.mec., conselheiro e diretor de Controle do Confea, Lúcia Helena Vilarinho Ramos, eng.civil e  presidente do Crea-ES e por Luiz Rossafa, eng. agrônomo e chefe de gabinete do Confea.

Fonte: Site do Confea (matéria editada)

 

 

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo